Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casos de dengue chegam a 278 positivos desde o início do ano em Missal

O município deve receber novamente o Carro Fumacê para o combate ao mosquito transmissor

  • 18/05/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Casos de dengue chegam a 278 positivos desde o início do ano em Missal

O Boletim Epidemiológico desta segunda-feira, 17 de maio, aponta que desde o início do ano foram registrados 278 casos de dengue em Missal. Há ainda 20 aguardando o resultado de exames. Os números ainda preocupam as autoridades locais que estão trabalhando para minimizar os índices. Nos próximos dias o município deve receber novamente o Carro Fumacê.

Ainda na semana passada o setor de endemias fez um alerta que mesmo com um clima mais ameno e temperaturas mais baixas, os cuidados com a dengue devem ser mantidos. “Só esta semana a equipe de endemias encontrou 11 criadores de mosquitos.  É algo muito preocupante pois um mosquito adulto pode viver até 45 dias e contaminar 5 pessoas no mesmo dia”, informou na sexta-feira, 14 de maio, a chefe do setor, Bárbara Schneider. 

Ciclo do Mosquito

O setor repassou ainda informações sobre o ciclo do mosquito Aedes Aegypti. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o mosquito fêmea suga sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectado, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. 

No entanto, o mosquito da dengue tem uma peculiaridade que se chama “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relatos de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

As fêmeas podem dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas filhas já nascerem com o vírus, no processo chamado de transmissão vertical.

Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h após a postura. A partir de então, podem resistir a longos períodos de dessecação – até 450 dias. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos, até que o próximo período chuvoso e quente propicie a eclosão. 

Como prevenir

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.

Carro Fumacê

O município recebeu a autorização da Regional de Saúde e foi liberado novamente o Carro Fumacê. Os trabalhos devem iniciar durante esta semana. Assim que definido, o cronograma será divulgado a população. Vale lembrar que o inseticida aplicado com o carro, elimina os mosquitos adultos, as larvas devem ser eliminadas pela população, que deve contribuir no combate. 


Fonte: Assessoria Missal