Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu discute abertura das comportas para permitir navegabilidade paraguaia no Rio Paraná

Por falta de chuvas, cerca de125 mil toneladas de grãos aguardam passo pela eclusa de Yacyretá.

  • 17/05/2021
  • Foto(s): Jornal Última Hora
  • Região
Itaipu discute abertura das comportas para permitir navegabilidade paraguaia no Rio Paraná

O Governo paraguaio está discutindo com dirigentes da Itaipu Binacional e da Hidrelética de Yacyretá uma operação para melhorar a navegabilidade do Rio Paraná. A operação, que consiste na abertura das comportas da Itaipu em horários estratégicos, já foi realizada anteriormente. Com o baixo nível de chuva, a vazante do Rio Paraná cai e impede o transporte de cargas por barcaças entre o Paraguai e a Argentina.

“Estamos em tratativas e trabalhos técnicos com os pares brasileiros para ver se podemos viabilizar a navegação abaixo da hidrelétrica de Iacyretá (Binacional entre Paraguai e Argentina). Seria o mesmo procedimento anterior, porém desta vez está mais difícil devido a temporada extremamente seca” explicou Hugo Zarate, Superintendente de Operação da Itaipu, no lado paraguaio.

Para que a operação seja possível, é necessário que o Brasil abra as comportas de outras hidrelétricas que ficam acima da Itaipu. “A tarefa é muito difícil, mas estamos otimistas de poder agendar com os pares brasileiros. É uma operação que leva 15 dias para que seja possível garantir a navegabilidade por cinco dias” salientou.

Para que a navegabilidade seja possível, é necessário que o rio esteja com 80 centímetros na região de ituzaingó e atualmente o nível se encontra com apenas 25 centímetros. Devido a baixa, atualmente 125 mil toneladas  de grãos aguardam para o passo pela eclusa de Yacyretá.

A previsão de transporte pelo corredor logístico é de 3.650.000 toneladas, incluindo soja, derivados, milho, fertilizantes e combustível. Isso representa cerca de 1 milhão de dólares de exportação. No entanto, a logística pelo rio está parada desde março e não há perspectivas de que melhore a curto prazo.

Além disso, pescadores que vivem na região informaram que a economia da região missioneira se encontra em risco, pois a maior parte da população depende da zona de pesca, afetada pela falta de chuvas, apenas 20% dos recursos vem da Hidrelétrica Binacional Yacyretá.

Fonte: Jornal Última Hora/Rádio Cultura Foz