Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu reabre a Maternidade e registra primeiro parto

No final do ano passado, o prédio onde funcionava a Maternidade foi transformado em uma Ala Covid, por isso, não foi mais possível realizar os partos no município

  • 12/05/2021
  • Foto(s): Assessoria São Miguel do Iguaçu
  • Região
São Miguel do Iguaçu reabre a Maternidade e registra primeiro parto

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu reabriu nesta semana a Maternidade, que volta a funcionar na estrutura do Complexo Hospitalar Municipal. Os atendimentos estão sendo realizados junto à estrutura do Pronto Atendimento.

No final do ano passado, o prédio onde funcionava a Maternidade foi transformado em uma Ala Covid, por isso, não foi mais possível realizar os partos no município, sendo as futuras mamães encaminhadas para municípios vizinhos que tinham convênio com a prefeitura.

Desde que assumiu a Administração Municipal, a gestão Motta/Claudio Rodrigues esteve empenhada em resolver essa situação, porém, o agravamento da pandemia acabou atrapalhando os planos, pois os atendimentos da Ala Covid exigiam, além do espaço físico, atenção redobrada de profissionais e uma alta demanda de medicamentos.

Após um grande trabalho de organização interna, pessoal e estrutural, foi possível adequar uma parte do Pronto Atendimento e transformar em leitos totalmente preparados para as mães e as crianças recém-nascidas.

Além da adequação física, também foi garantida a presença de profissionais especialistas durante os partos, através da contratação de obstetras, pediatras e anestesistas, que ficam de plantão 24 horas por dia, prontos para atender qualquer situação.

‘Com essa adequação que realizamos, conseguimos garantir os atendimentos do Pronto Atendimento e também da Maternidade com segurança, mantendo esses pacientes longe da Ala Covid e com todo o apoio profissional necessário’, destacou a secretária municipal de Saúde, Carline Slovinski Acordi Garcia.

E todo o empenho para reabertura da Maternidade já teve resultado! Na noite da última segunda-feira, dia 10 de maio, mais precisamente as 22h10, foi registrado o primeiro parto do ano através de uma cesárea.

A mãe, Andriele Johana Delega Fogaça, deu a luz ao seu segundo filho, Gabriel Fogaça Knak, que nasceu com 49 cm e pesando 3.432 kg. ‘Me atenderam muito bem e o nenê também. Eu cheguei com muita dor. Eles rapidamente preparam tudo, toda a equipe foi muito atenciosa e foi tudo muito rápido. Cuidaram muito bem de mim e quando nenê nasceu o pediatra cuidou muito bem dele. O sentimento é de gratidão e muita alegria!’ agradeceu.

O parto foi realizado pela equipe formada pela obstetra Pricila C. Paloschi, que acompanhou também todo o pré-natal, pelo pediatra Marco Aurélio Farinazzo, e pelo anestesista Deusimar C. dos Santos.

Na tarde de terça-feira, 11, a secretária de Saúde, Carline, esteve visitando a família na Maternidade, seguindo todos os protocolos e medidas preventivas, onde conheceu mãe e filho.

De acordo com o diretor Administrativo do Hospital e Maternidade, Abel Kramer, a retomada dos partos no município visa ‘garantir uma assistência humanizada, adequada, com pediatra, obstetra e anestesista dando toda a assistência na hora do nascimento. E nada melhor do que isso acontecer no município de residência da família’, pontuou.

Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu