Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pais e professores querem o retorno das aulas presenciais, disse diretora do Núcleo de Educação

Esses primeiros dias serão monitorados para que gradualmente outras turmas voltem nas próximas semanas.

  • 11/05/2021
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Pais e professores querem o retorno das aulas presenciais, disse diretora do Núcleo de Educação

A diretor da Regional de Educação de Foz do Iguaçu, professora Silvana Garcia Andre, disse que os alunos estão felizes em retornar à salas de aula. Nesta segunda-feira (10), 9 colégios estaduais na cidade iniciaram a volta às aulas de maneira híbrida e escalonada.

No programa Contraponto, da Rádio Cultura AM 820, Silvana fez uma avaliação do primeiro dia de aula presencial, desde março do ano passado quando as salas de aulas foram fechadas devido a pandemia da Covid-19.

“Eles estão felizes. É muito tempo fora do espaço escolar, então esse retorno para eles vai fazer muito bem. Eles ainda sentem um pouco de estranheza, porque nunca trabalhamos dessa forma. Vamos ter um período de adaptação com tudo isso”, disse.

O aluno que retornou nesta segunda-feira encontrou um ambiente adaptado, onde o aluno que permaneceu em casa pode interagir com os colegas e o professor. Esses primeiros dias serão monitorados para que gradualmente outras turmas voltem nas próximas semanas.

“Os alunos que estão em casa e tem condição de acesso, tem condição de interagir. E na sala de aula eles tem equipamentos para interagir tanto com os professores, quanto com os colegas que estão em casa. Um acordo entre o governo do estado e operadoras de celular, permitiu que alunos não tenham consumo de dados de internet no celular”, disse Silvana.

Sobre segurança sanitária, a professora ressaltou que todo o protocolo está sendo seguido, de acordo com as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado. “É um retorno escalonado, dependendo do tamanho da escola, estrutura física e de funcionários”.

Silvana explicou que uma das preocupações da Secretaria de Educação neste último ano foi manter o vínculo com o alunos de maneira online ou impresso. Porém, uma parcelas dos alunos não foi atingida. “Aluno que ficou o ano inteiro sem conversar com o professore. O distanciamento dele da escola é muito grande. Precisamos retornar sim, porque por trás disso pode haver outras complicações”, ressaltou.

A diretora afirma ainda, que a comunidade escolar em geral quer o retorno. embora alguns pais tenham receio. Por isso, a volta do aluno é uma decisão do pai. “Na grande maioria, tanto na comunidade, como professores e funcionários, estão querendo retornar sim, claro, de forma segura”.

Assista a entrevista completa:


Fonte: Rádio Cultura Foz