Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colégios estaduais iniciam retomada gradual das aulas presenciais em Foz do Iguaçu

Pesquisa encomendada pela APP-Sindicato mostra que mesmo com diminuição de casos e óbitos, não há segurança para o retorno à sala de aula

Colégios estaduais iniciam retomada gradual das aulas presenciais em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, 9 colégios estaduais retomaram as aulas presenciais no formato híbrido nesta segunda-feira (10). São as primeiras salas de aulas abertas desde março de 2020. No Paraná, Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as aulas foram retomadas em 200 escolas que se voluntariaram para o retorno.

A escolha de quais escolas retornariam primeiro, foi levando em consideração o número de alunos sem acesso à internet e as cidades que retomaram as aulas presenciais na rede municipal.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Silvana Andre, informou que o retorno às aulas segue as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e que o início da vacinação para trabalhadores da educação está previsto para este mês.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) acredita que ainda não é seguro o retorno dos alunos às salas de aulas e orientou professores e funcionários que aderissem à greve.

Para embasar essa orientação, a APP encomendou uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPE) mostrando que as medidas de isolamento social em 10 cidades paranaenses, Incluindo Foz do Iguaçu, resultaram na diminuição de contaminados e de óbitos pela Covid-19, mas que não há segurança para flexibilização das atividades.

O representante da APP Sindicato em Foz do Iguaçu, Silvio Borges, afirma que os dados mostram que não há segurança para o retorno. “A orientação do Instituto, da ciência, é para que mantenham-se as restrições neste momento para que não haja mais uma vez um colapso no sistema de saúde. Por isso, nós estamos orientando professores e funcionários dessas escolas estaduais para que não irem e entrarem em greve. O atendimento ao aluno vai continuar de forma online.

No Paraná, 16% da população foi vacina com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 9% com a segunda dose.

Fonte: Rádio Cultura Foz