Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Recolha de Materiais recicláveis de abril de 2021 quase iguala a maior quantidade recolhida em um mês em Missal

Foram recolhidas 59,45 toneladas de materiais recicláveis

  • 10/05/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Recolha de Materiais recicláveis de abril de 2021 quase iguala a maior quantidade recolhida em um mês em Missal

A Acamis (Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Missal) está batendo recordes de recolhas dos referidos materiais a cada mês. A maior quantidade recolhida foi no mês de maio de 2020 onde foram 59,97 toneladas. O mês de abril de 2021, no entanto, chegou muito perto desta marca. Foram recolhidas 59,45 toneladas de materiais recicláveis.

A grande diferença é que devido a pandemia, os valores de venda dos recicláveis aumentou, o que em consequência gerou um aumento na renda dos associados. Atualmente são 20 pessoas que atuam na recolha, separação e armazenagem destes materiais junto a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), o conhecido Barracão.

Recordes

Nos 04 primeiros meses de 2021 já foram recolhidos 39,98% do total de materiais de todo o ano de 2020. O comparativo dos gráficos montados pela equipe técnica aponta que em todos os meses de 2021 houve um aumento da recolha em relação ao mesmo período do ano passado. Este fator é muito positivo, pois, o que para muitos é lixo, para estas 20 famílias é a única fonte de renda.

Para os associados que atuam a mais tempo na recolha dos reciclados em Missal, e que acompanharam a evolução da Acamis desde o início, é uma grande felicidade alcançar estas metas. Eles contam jamais imaginavam estar recebendo o salário que tem atualmente. Uma realidade que há pouco tempo atrás, para eles, não passava apenas de um sonho.

Gratidão

É momento de agradecer. Embora todos os dias sejam encontrados materiais que não são considerados recicláveis, e como já noticiados, materiais que podem inclusive contaminar quem os manipula, o sentimento é de gratidão a maioria da população, que tem contribuído com a separação adequada dos recicláveis e tem aderido cada dia mais à coleta seletiva em suas empresas e residências.

Fazendo a separação e destinação correta daquilo que é reciclável, como vidro, papel, plástico, metal e eletrônico, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, aumenta a vida útil do aterro do município, e aumenta a renda destas 20 famílias associadas à Acamis. O volume expressivo também é reflexo de um trabalho de conscientização da população. O apoio da Itaipu Binacional tem sido fundamental desde o início, que juntamente com a Administração Municipal de Missal, são grandes parceiras.


Fonte: Assessoria Missal