Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Diretor de Itaipu visita primeiro bloco reformado do plano de expansão do HMCC

Setor de endoscopia começa atender pacientes já em maio. Esta é a segunda visita do diretor-geral brasileiro ao hospital que recebe aporte da binacional.

  • 07/05/2021
  • Foto(s): Sara Cheida / Itaipu Binacional
  • Região
Diretor de Itaipu visita primeiro bloco reformado do plano de expansão do HMCC

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, visitou, na manhã desta quinta-feira (6), o novo setor de endoscopia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. O espaço de 114 m² é o primeiro bloco reformado previsto no Plano de Expansão do HMCC, que conta com um investimento total de R$ 64,8 milhões da Itaipu Binacional. O setor deve começar a atender os pacientes nas próximas semanas.

O encontro fez parte de uma série de visitas do general Ferreira às fundações mantidas pela Itaipu. Ele havia iniciado a visita ao HMCC, em 14 de abril, quando acompanhou a apresentação do diretor-superintendente da Fundação Itaiguapy, Fernando Cossa. Desta vez, o DGB conheceu as dependências do hospital. “É uma estrutura invejável”, resumiu Ferreira ao final da visita.

A visita começou no Posto de Enfermagem do bloco 6, que atende pacientes particulares e de convênios. Foi apresentado ao diretor o carrinho beira-leito, um computador que fica em uma estrutura móvel e é utilizado pela equipe de enfermagem para fazer todo o prontuário eletrônico do paciente, ao lado do leito. Ao todo, são 30 equipamentos como este.

A comitiva passou pela UTI Neonatal, que completou 25 anos em 3 de abril, e ganhou uma recente atualização com a compra de 12 novas incubadoras. Mais modernas, elas são um equipamento híbrido podendo se transformar em berço quando aberto. A incubadora traz informações como peso, nível de oxigênio, temperatura do ar e do bebê, umidade do ar, entre outros dados sem que seja necessário o uso de outros equipamentos de medição.

O diretor também conheceu a farmácia do hospital e, depois, foi ao setor de oncologia onde está instalado o Hope (Hospital Palliative Experts). A área é responsável por humanizar o atendimento dos pacientes que não têm cura, focado no tratamento paliativo da pessoa em sua fase final de vida, assim como no atendimento psicológico às famílias.

O encerramento da visita foi com uma passagem pelo Centro Clínico do HMMC, que completou 10 anos em 2021, e pelo Centro de Medicina Tropical, um local especializado em pesquisas de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Desde março do ano passado, o centro está habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para analisar os exames RT-PCR para covid-19. De lá pra cá, foram mais de 62 mil exames.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional