Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Família resgata tradição do açúcar mascavo e melhora produção com versão orgânica

Um trabalho manual que exige ainda mais dedicação por ser uma produção orgânica.

Família resgata tradição do açúcar mascavo e melhora produção com versão orgânica

O Expedição Costa Oeste visita uma família movida pelo trabalho e pelo doce do açúcar mascavo.  A família Aldebrandt está produzindo derivados de cana de açúcar. Um dos destaques é o açúcar mascavo. A pequena agroindústria chega a produzir 5 mil quilos por ano. Um trabalho manual que exige ainda mais dedicação por ser uma produção orgânica.

 

Todos os membros da família participam do trabalho na Comunidade de Santa Rita em Medianeira, no oeste paranaense. Desde o corte da cana até a moagem da garapa. O liquido chega nos tachos aonde é efetuada a redução até atingir o ponto ideal. Cursando tecnologia em Manutenção Industrial o filho Tiago sonha em modernizar e ampliar a produção.   Tudo que é feito pelos Aldebrandt tem o selo orgânico da Rede Ecovida de Agroecolog ia, que assegura a qualidade dos produtos, que se estende para o melado, bolinhas de açúcar e cachaça.   

Agroindústria começou a 20 anos nas mãos do tio Baldoino e um grupo de pessoas da comunidade que buscavam uma renda extra. O legado está sendo continuado e melhorado com a produção orgânica da cana de açúcar, através do manejo ecológico. Antes de ser aproveitada, a cana precisa ficar dois anos na lavoura, em um processo chamado de desintoxicação.  A família Aldebrandt abraçou uma pequena ideia e a transformou em grande sonho. 




Fonte: Costa Oeste News