Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereadores de Medianeira aprovam projeto que torna prática de atividade física essencial no Município

O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

Vereadores de Medianeira aprovam projeto que torna prática de atividade física essencial no Município

A Câmara Municipal de Medianeira aprovou por unanimidade em primeira votação, na tarde dessa segunda-feira (3), o Projeto de Lei do Legislativo n° 3/2021, que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico, como essenciais para a saúde da população, especialmente em tempos de crises sanitárias, como a que estamos vivendo, ou catástrofes naturais.

A matéria assegura o direito a prática de atividades físicas ofertadas por academias de musculação, ginástica, natação, artes marciais e congêneres, assistidas por profissionais da área e educadores físicos, quando respeitadas as recomendações de isolamento da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O documento enfatiza que a regularidade na prática de atividades físicas aumenta a resistência humana às doenças, diminuindo a procura pelos serviços públicos e privados de saúde. O texto apresentado pelos vereadores Lucy Andreola, Joselito Muniz, Delcir B. Alessio e Douglas Gerviack foi subscrito por todos os parlamentares.

Foi aprovado em 2º turno, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica n.º 41/2021, dos vereadores Aninha Santos, Marcos Berta, Fábio Sanem e Ivan Cadeirante, que autoriza o Executivo Municipal a conceder isenção de IPTU, aos proprietários de imóveis que tenham doenças graves, incapacitantes ou que sejam doentes em estágio terminal.

Dos requerimentos aprovados

Vereadores Fabio Sanem e Ivan Cadeirante solicitam ao Poder Executivo Municipal, que sejam encaminhadas informações detalhadas sobre o processo de distribuição de cestas básicas no Município, bem como se há programa do governo municipal que assegure o benefício.

Vereadores Ivan Cadeirante e Fabio Sanem questionam ao Poder Executivo Municipal e à direção da UPA-24 horas, se no dia 25 de abril de 2021, foram registradas a ausência de médicos para pronto atendimento na Unidade, conforme relato de pacientes.

Vereadora Delcir Berta Aléssio solicita ao delegado do Conselho Regional de Contabilidade/PR, Juares Dalmolin, que o órgão oriente os contadores locais que divulguem aos clientes, da possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA.

Vereadoras Delcir Berta Aléssio e Aninha Santos solicitam ao Executivo, que seja encaminhado o Mapa do Analfabetismo Municipal, com dados detalhados sobre a situação de Medianeira, bem como quais ações o Poder Público está realizando para erradicar o analfabetismo em nosso Município.

Vereadora Aninha Santos solicita ao deputado estadual Homero Marchese, a viabilização de R$ 150 mil, destinados à Secretaria de Saúde, à serem utilizados na construção ou manutenção das Unidades Básicas de Saúde do Município, conforme prioridades da pasta.

Vereadora Lucy Andreola solicita ao governador Ratinho Junior, e ao deputado estadual Ademir Bier, a disponibilização de um veículo de passeio ou utilitário, para uso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Medianeira.

Vereadores Lucy Andreola e Joselito Muniz cobram informações e cópia de documentos ao Poder Executivo Municipal, referentes ao contrato firmado com a Empresa Construpar Construções Eireli.

Vereador Joselito Muniz solicita ao deputado federal Valdir Rossoni, a viabilização de recursos, na ordem de 500 mil reais, para viabilizar o custeio de melhorias para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, de Medianeira.

Vereador Douglas Gerviack solicita ao deputado estadual Aldino Bueno, a viabilização de 250 mil reais, destinados à construção de poços artesianos para as comunidades rurais e a instalação de uma caixa de água de 20 mil litros à Comunidade da Cabeceira do Represo.

Vereador Douglas Gerviack solicita ao diretor geral do DER-PR, Fernando Saboia, a viabilização de recursos para a instalação de placas de sinalização na PR-495, entre Medianeira e Serranópolis do Iguaçu, informando e alertando os motoristas sobre o tráfego de ciclistas.

 

Fonte: Assessoria