Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Preços nunca visto antes estimulam agricultores apostar no milho safrinha

Nesta região a família Périco chegou nos anos 60, e desde então trabalha na agricultura, enfrentando inúmeros desafios para se manter produzindo.

Expedição Costa Oeste: Preços nunca visto antes estimulam agricultores apostar no milho safrinha

Faça sol, faça chuva, geada ou até pandemia a agricultura não para. As chuvas ainda estão abaixo do esperado em abril no oeste do Paraná. As poucas precipitações vem apenas de forma localizada. Mesmo assim com a perspectiva de preços nunca visto antes, a saca de 60 quilos chegou a R$ 94,00 de acordo com a cotação da Lar Cooperativa Agroindustrial, registrada na quinta-feira dia 22 de abril, estimulando os agricultores paranaenses reforçaram a aposta no milho safrinha em 2021.

O Expedição Costa Oeste está Comunidade de Santa Rita, interior de São Miguel do Iguaçu. Nesta região a família Périco chegou nos anos 60, e desde então trabalha na agricultura, enfrentando inúmeros desafios para se manter produzindo, lembra o pai José. 

Mas, o momento mais dramático foi entre pai e filho. André queria estudar para seguir outra profissão, foi então que seu pai fez um pedido especial. 

André aceitou e garantiu a continuidade no agronegócio e permitiu que a propriedade crescesse. Juntos com os demais parentes, que multiplicaram as terras adquiridas lá nos anos 60, parceria que permitiu aquisição de máquinas modernas e reforçou a aliança familiar. 

Desde cedo, André aprendeu que o produtor precisa trabalhar no limite apostando e torcendo para o clima colaborar. E nesta temporada não há seca, geada ou pandemia que desestimule a aposta no milho safrinha.

A família Périco da sequência na sua história com pequeno Davi Luiz, de seis anos e Maria Júlia de um ano, para orgulho da mãe Deize, que também se apaixonou pela vida do interior. 

A sucessão na agricultura deve alcançar em breve a terceira geração para alegria do vovô Périco.

(Produção e edição: Alessandro kunhaski e Tatyelle Schunemann)

Fonte: Costa Oeste News