Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Acadêmicos de Veterinária desenvolvem Projeto de Pesquisa e Extensão com a implementação de aquaponia para produção de peixes e forragens

Projeto conta com a implementação de aquaponia para produção de peixes e forragens

  • 20/04/2021
  • Foto(s): Assessoria UNIGUAÇU
  • Região
Acadêmicos de Veterinária desenvolvem Projeto de Pesquisa e Extensão com a implementação de aquaponia para produção de peixes e forragens

A aquaponia é o sistema de produção de organismos aquáticos em cativeiro integrado com a hidroponia, de forma que haja benefícios para ambos. E os acadêmicos de Medicina Veterinária Sidinei Sacoman, Kleber Motozo e Mario Mattana da UNIGUAÇU criaram um sistema utilizando tanques, para cultivo de capim mombaça e para realizar o alojamento dos peixes.

O acadêmico do curso, Kleber Motozo explicou que ficou responsável pela parte de cultivo e desenvolvimento do Capim Mombaça, onde buscou avaliar a produção do volumoso e matéria seca.

"Com o projeto a ideia foi  analisar o desenvolvimento frente ao sistema em comparação ao cultivo tradicional do volumoso e tudo isso só está sendo possível por conta de todo apoio e orientação dos nossos professores, sobretudo através do incentivo da Instituição de ensino”.

A ação resultou em três projetos, sendo eles: A implementação de unidade administrativa, avaliação da tilápia e a avaliação da forragem, que fazem parte do Programa de Iniciação à Pesquisa e ao Extensionismo criado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da UNIGUAÇU.

“Alimentamos os peixes com ração por meio de um tratador com temporizador, três vezes ao dia, em horários programados. Os dejetos dos peixes, passam por filtros decantador e biológico que convertem a amônia e nitrato em nitritos, que serviram de  nutrição para o capim”, explicou o acadêmico, Sidnei Sacoman.

Mário Mattana que também foi um dos acadêmicos responsáveis pelo projeto, disse que está muito feliz em poder colocar em prática o seu amor pela piscicultura.

“Como sou apaixonado pela piscicultura e juntando a necessidade de criar fontes alternativas de renda e soluções para necessidades de pequenos agricultores, produtores de leite e principalmente no período de inverno onde as pastagens ficam escassas, pensamos em conciliar a piscicultura com a produção de forragens em um sistema que preserva o meio ambiente, o consumo de água e, que pode gerar também mais uma fonte alternativa de renda a agricultura familiar”.

O Professor Orientador do projeto, Dr. Rodrigo Tinini, ressalta que a ideia surgiu por meio dos alunos e que se sente muito orgulhoso em poder apoiar o projeto.

“É um projeto super inovador, eles trouxeram a proposta do projeto, e eu aceitei apoiar eles por que era uma ideia diferente dos projetos já realizados, a produção de forragens a partir da aquaponia e eu estou super surpreso com os resultados os alunos estão de parabéns”.


Fonte: Assessoria UNIGUAÇU