Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colorido dos tapumes da obra do Gramadão, iniciativa de Itaipu, atrai registros fotográficos e selfies

São 800 metros quadrados de tapumes grafitados com diferentes desdobramentos de temas relacionados a gentilezas urbanas, nome do projeto.

  • 20/04/2021
  • Foto(s): Teresa Angheben
  • Região
Colorido dos tapumes da obra do Gramadão, iniciativa de Itaipu, atrai registros fotográficos e selfies

Quem passa pela Rua Perdigão, transversal à Avenida Sasdelli, na Vila A, vê uma transformação do local. O espaço virou uma galeria a céu aberto com os tapumes coloridos instalados em torno da revitalização do Gramadão da Vila A, de Itaipu. O trabalho foi feito pelos artistas da Companhia de Teatro Amadeus. A iniciativa é da usina de Itaipu. 

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, esse projeto, além de trazer embelezamento numa época que as pessoas precisam tanto serem acolhidas, é também uma forma de garantir um atrativo turístico até que a reforma do Gramadão de Itaipu esteja pronta. A estimativa é que a obra seja entregue para a população em outubro.

“Com as obras finalizadas, entregaremos um parque completo para nossa gente. O Gramadão formará, juntamente com outros espaços, que já contam com ciclovias e pistas de caminhada, uma espécie de Central Park para os moradores e turistas e, em especial, os paraguaios e argentinos que gostam muito do local”, reforça.  

São 23 tapumes, que totalizam 800 metros quadrados de imagens de diferentes desdobramentos de temas relacionados a "Gentilezas Urbanas", nome do projeto. Muitas pessoas estão aproveitando para fazer uma paradinha no local, tirar fotografias e selfies. O projeto também abrange a própria Sasdelli e uma parte da Avenida Paraná.

A gerente de Gestão da Comunicação Social da Itaipu, Teresa Raquel Angheben, quis fazer um passeio diferente no domingo (18) e foi visitar o local com a filha Milena, de 7 anos. Milena não resistiu aos grafites e quis fazer poses em vários pontos da grafitagem. Imagens que já estão nas redes sociais da mamãe toda orgulhosa.

A ideia da grafitagem nasceu ainda no final do ano passado, para garantir frentes de trabalho para profissionais que perderam empregos em decorrência dos problemas econômicos e sociais provocados pela covid-19. Pouco a pouco, Itaipu buscou alternativas para diminuir esse impacto, com uma espécie de força-tarefa. 

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional