Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu vai dar suporte para Fundação PTI atingir a sustentabilidade financeira

Afirmação é do diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, que visitou o PTI na última sexta-feira (16)

  • 19/04/2021
  • Foto(s): Rubens Fraulini / Itaipu Binacional
  • Região
Itaipu vai dar suporte para Fundação PTI atingir a sustentabilidade financeira

A Itaipu dará o suporte necessário para que a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) consiga executar, em boas condições e dentro do prazo, o seu plano de sustentabilidade, deixando de depender do aporte financeiro da binacional. A afirmação é do diretor-geral brasileiro, general João Francisco Ferreira, que visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na manhã da última sexta-feira (16), no final da série de encontros do DGB às fundações vinculadas à Itaipu.

Ferreira elogiou a opção acertada de seu antecessor, general Joaquim Silva e Luna, que, ao adotar uma política de sustentabilidade na Itaipu, orientou as fundações que seguissem a mesma ideia. “É evidente essa guinada no direcionamento do PTI, que está respondendo de maneira altamente proativa às orientações, buscando não só a sustentabilidade, mas também divulgando o conhecimento produzido e contribuindo com a Itaipu”, afirmou o general Ferreira.

Em 2021, o aporte da Itaipu foi de 27% do orçamento do PTI, valor que já foi muito maior no passado. O plano de sustentabilidade do Parque se baseia em dez pontos prioritários e tem como premissas manter o atendimento às necessidades da Itaipu e das instituições parceiras, além de atrair empresas âncoras e projetos que tenham viabilidade mercado, apoiar a retomada do turismo da binacional, entre outras.

O diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, apresentou a fundação criada em 2005 para gerir o PTI, que foi criado em 2003. O espaço abriga 50 salas de aula, 60 laboratórios e, antes da pandemia da covid-19, tinha a circulação diária de mais de sete mil pessoas. “Desde a criação do Parque, temos trabalhado para oferecer soluções às demandas de Itaipu. O que temos agora é procurado levar essas soluções desenvolvidas pelo PTI para o mercado”, disse Garrido.

Segundo ele, em 2019, o PTI revisou o planejamento estratégico, definindo sua atuação como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). A nova orientação reduziu o escopo de atuação do PTI, priorizando projetos de engenharia e de pesquisa e desenvolvimento com o suporte da educação e focando em quatro áreas temáticas: agronegócios, energias, segurança de infraestruturas críticas e turismo e cidades.

As quatro áreas orientam a atuação do PTI, que responde, por exemplo, pelo Complexo Turístico Itaipu. O CTI tem seis atrativos e já atraiu mais de seis milhões de visitantes desde que foi criado (só em 2019, mais de um milhão de pessoas visitaram Itaipu). A venda dos ingressos fomenta o Fundo Tecnológico da fundação e é revertido em pesquisa e desenvolvimento. Entre 2008 e 2019, foram mais de R$ 25 milhões destinados para esse fim.

Em relação às cidades, Garrido explicou o projeto Vila A Inteligente, desenvolvido pelo PTI em parceria com Itaipu. O primeiro bairro público inteligente do Brasil servirá de vitrine e ajudará Foz do Iguaçu a virar um hub de inovação em cidades inteligentes. Também foram apresentadas outras atividades como os projetos de mobilidade e o apoio da fundação ao Acelera Foz.

Ao final do encontro, a comitiva visitou o prédio do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), que foi inaugurado em janeiro deste ano para abrigar os vários laboratórios do PTI, como segurança cibernética, estrutura de barragens, energias renováveis, automação e simulação de sistemas elétricos, inteligência e gestão territorial, entre outros.

“Fiquei surpreso, de forma altamente positiva, com as informações que recebi durante essa visita. Entendi ainda mais a importância do Parque Tecnológico, porque ele permite a difusão do conhecimento e contribui pra que o Brasil tenha um desenvolvimento cientifico e tecnológico que nós tanto precisamos”, resumiu o general Ferreira.

Para Garrido, “o alinhamento é de continuidade, estamos animados e temos a certeza de que continuaremos a trilhar com excelentes parcerias, oferecendo resultados para toda a cidade e Região Oeste do Paraná e também para o Brasil.”

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional