Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Equipamentos em dia: Manutenção garante sustentabilidade de condutos forçados da usina de Itaipu

Parte dos 20 condutos da hidrelétrica está sendo submetida a um processo de revitalização. Medida é para evitar gastos desnecessários com possíveis substituições dessas peças gigantescas.

  • 15/04/2021
  • Foto(s): Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
  • Região
Equipamentos em dia: Manutenção garante sustentabilidade de condutos forçados da usina de Itaipu

Assim como a ação do tempo é implacável com os seres vivos, estruturas metálicas também sofrem com os efeitos do passar dos anos, ainda que sejam bem cuidadas. É o caso dos condutos forçados da usina de Itaipu. Apesar de submetidos a limpezas recorrentes, eles não escaparam às consequências de décadas expostos ao sol, chuvas e outras intempéries.

Os condutos forçados são os equipamentos por onde passam a água que é utilizada para a geração de energia elétrica. Itaipu respondeu, em 2020, por 11% da demanda de eletricidade do Brasil e 90% do Paraguai.

Por isso, 13 dos 20 condutos estão sendo submetidos a um trabalho de revitalização, para deixá-los como novos, com jateamento para remoção da pintura antiga e pontos com corrosão e aplicação de nova pintura.

Inspeções nos componentes apontaram que chegava a hora de um cuidado especial com essas tubulações gigantes, cada uma delas com 10,5 metros de diâmetro e por onde passam até 690 metros cúbicos de água por segundo.

 “Alguns condutos estavam com a pintura bastante deteriorada, com desplacamento e muitos pontos de corrosão”, explicou Stevan Pinheiro Batisteti, gerente da Divisão de Engenharia de Manutenção Mecânica, área que elaborou a especificação técnica do serviço. A Divisão de Manutenção Civil e Industrial faz a fiscalização em campo. “É um trabalho em equipe da Manutenção”, disse Stevan.

A recuperação da pintura é necessária para impedir o avanço da corrosão, manter a integridade estrutural e prolongar a vida útil do equipamento. Sem falar na parte estética, pois os trechos aparentes dos condutos estão entre os principais atrativos da rota turística da Itaipu.

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, João Francisco Ferreira, a medida evita gastos desnecessários no futuro. “É uma demonstração de comprometimento e sinergia da nossa equipe da Diretoria Técnica. Isso é ter foco em sustentabilidade.”

Como é feito

O processo começa com a remoção de toda a pintura e dos pontos de oxidação com jateamento com granalha de aço; daí a necessidade de fazer uma “tenda” em torno dos condutos. O jateamento ainda cria uma superfície adequada para uma correta aderência da pintura. Por fim, é feita a pintura de fundo e a de acabamento, com tintas e sistemas adequados à exposição ao tempo (epóxi fosfato de zinco para o fundo e poliuretano acrílico para acabamento, no caso dos condutos na cota 144). A cor permanecerá branca, a mesma dos demais.

A manutenção começou em janeiro de 2020, mas o cronograma teve que se adequado pelas restrições impostas por decretos decorrentes da pandemia da covid-19. Ao todo, estão sendo recuperados os condutos de 13 unidades geradoras.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional