Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comitê de Crise aprova e Missal terá flexibilização de algumas atividades

Entre as principais mudanças está a autorização para a retomada de atividades esportivas com modalidades coletivas

Comitê de Crise aprova e Missal terá flexibilização de algumas atividades

Em reunião no final da tarde desta quarta-feira, 14 de abril de 2021, o Comitê de Crise de Missal, criado para tratar sobre as medidas de enfrentamento da Covid-19, aprovou algumas flexibilizações de atividades. A partir destas decisões, a Administração Municipal de Missal publicou o decreto nº 5.564. O toque de Recolher segue o último decreto estadual, das 23h às 5h da manhã.

Entre as principais mudanças está a autorização para a retomada de atividades esportivas com modalidades coletivas, autorização para reuniões e confraternizações para até 50 pessoas, autorização de música ao vivo em estabelecimentos comerciais com prévia autorização do município, autorização para realização de eventos como batizados, formaturas, casamento, bodas e aniversário para até 150 pessoas, também com prévio aviso e a autorização de realização de cursos de forma presencial. Para os eventos, no entanto, não será permitido a realização de dança.

Todas essas atividades, no entanto, devem ser previamente comunicadas, para que haja o conhecimento do município e dos órgãos competentes e devem seguir os protocolos para cada caso, principalmente as medidas preventivas como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e disponibilizar álcool em gel ou álcool 70% para a higienização das mãos. Outra medida foi a autorização de atividades religiosas com público de até 50% da capacidade do local.

Confira os detalhes previstos no decreto municipal

Os demais itens que não forem citados permanecem com a mesma redação de decretos anteriores, observando que as decisões são tomadas com base de decisões técnicas, bem como, observando o atual cenário local, com o controle de casos, o mapeamento destes e o diagnóstico dos locais de possíveis contaminações. Vale ressaltar, no entanto, que a população precisa contribuir, respeitando as medidas preventivas, pois, caso aumentem os casos, algumas restrições podem voltar. O decreto municipal terá vigência de 30 dias.

Atividades Esportivas – Modalidades Coletivas

Ficam autorizadas as atividades esportivas com contato físico desempenhadas em quadras de esportes, quadras de sintético privadas, públicas e/ou de clubes/associações, uma vez que auxiliam para aumento da imunidade e, consequentemente, na prevenção ao COVID-19, havendo, ainda, necessidade de cuidados com relação à saúde mental da população deste Município, desde que cumpridas as seguintes medidas específicas:                       

  • É obrigatória a assinatura pelo responsável do TERMO DE RESPONSABILIDADE SANITÁRIA;
  • Controle do número de atletas no local de realização da atividade; 
  • Permissão de acesso ao espaço apenas a atletas com horário marcado; 
  • Confecção de relação contendo o nome, endereço e telefone para contato de cada atleta que adentrar no recinto ou participar da atividade, assim como os dados referentes à temperatura aferida pelo responsável no local e a presença ou não de sintomas respiratórios ou gripais; 
  • Obrigatoriedade de disponibilização do álcool em gel nas entradas de cada quadra esportiva, havendo fiscalização de sua efetiva utilização; 
  • Uso obrigatório de máscaras aos que estão em atividade e para aqueles que ingressarem no recinto, não sendo permitida a presença e permanência do público em geral no local; 
  • Cada participante deverá trazer seus próprios objetos de uso pessoal, não sendo permitidos os de uso comum ou compartilhamento entre si; 
  • Orientação aos atletas de que em caso de apresentação de qualquer sintoma, retornem às suas residências e, em caso de permanência dos sintomas, comuniquem aos órgãos municipais de saúde; 
  • Realizar a aferição da temperatura dos atletas na entrada do estabelecimento, com a finalidade de verificar a existência de estado febril; 
  • Não será permitida a utilização de coletes ou compartilhamento de vestimentas entre si; 
  • Cada atleta irá levar a sua garrafa de água particular;

Não será permitida a participação nos treinamentos de atletas com doenças crônicas e cardiorrespiratórias, assim como aqueles considerados como do “grupo de risco” para COVID-19;

 Fica proibida a realização de confraternizações após os jogos;

Fica proibida a realização de campeonatos ou torneios, assim como qualquer outra ação que estimule a aglomeração de pessoas.

Jogos

Fica autorizada a prática de jogos, tais como bocha, bolão, baralho, sinuca, devendo ser evitado o contato físico e qualquer ação que estimule a aglomeração de pessoas (campeonatos/torneios), respeitando-se, para tanto, o TOQUE DE RECOLHER, assim como todas as medidas sanitárias obrigatórias.

Prainha

Fica autorizada a utilização do Terminal Turístico de Vila Natal, respeitando-se o limite de pessoas indicado no Decreto, no entanto, considerando o fim da alta temporada e objetivando evitar aglomerações, fica proibida a atividade de acampamento;

Eventos

Fica autorizado, desde que existente no CNAE da empresa, a realização de eventos (batizado/formatura/casamento/bodas e aniversário), desde que respeitado o limite de 50% da capacidade do local, sempre no limite máximo de 150 (cento e cinquenta) pessoas, respeitado o toque de recolher, além do cumprimento de todas as medidas sanitárias obrigatórias, sendo vedada a utilização da pista de dança e a aglomeração de qualquer natureza.

O evento somente poderá ser promovido mediante autorização expressa e prévia, sendo que o requerimento específico deverá ser apresentado junto à Secretaria de Administração Municipal de Missal, com prazo de 15 (quinze) dias para análise. 

Música ao vivo

Fica autorizada a promoção de música ao vivo nos eventos indicados acima, assim como em estabelecimento comercial, desde que mantido o distanciamento de 1,5 metros, além das demais medidas sanitárias obrigatórias.

A promoção de música ao vivo somente poderá ser promovida mediante autorização expressa e prévia, sendo que o requerimento específico deverá ser apresentado junto à Secretaria de Administração Municipal de Missal, com prazo de 5 (cinco) dias para análise.

Cursos

Está autorizada a retomada dos cursos em geral, de forma presencial (profissionalizantes e de idiomas), nos termos do PLANO DE CONTINGÊNCIA aprovado pelo Comitê de Crise na reunião desta quarta-feira, 14 de abril, sendo obrigatório o cumprimento das medidas sanitárias ao enfrentamento do COVID-19.

Igrejas

Para as atividades religiosas o decreto prevê que deverão ser observadas as diretrizes estabelecidas na Resolução SESA quanto às medidas sanitárias, devendo ser respeitado o limite de ocupação de 50% da capacidade dos locais, conforme alvará respectivo.

Parques Infantis

O Decreto também prevê a autorização do uso dos parques infantis, sendo obrigatório o uso de máscara, a higienização com álcool 70% e o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, ficando a cargo dos pais e/ou responsáveis o cumprimento de tais medidas. 


Fonte: Assessoria Missal