Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti é de 2,5% em Missal, aponta último LIRAa

É necessária e urgente e colaboração da população, para que não só os casos diminuam, mas que a epidemia seja controlada também nos próximos anos

  • 08/04/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti é de 2,5% em Missal, aponta último LIRAa

Entre os dias 05 e 06 de abril de 2021 foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) no município de Missal. Foram vistoriadas 200 residências em todo o municipo, chegando a um percentual de 2,5%, considerado um índice elevado, já que o preconizado pelo Ministério da Saúde é que seja de menos de 1%.

Este dado preocupa ainda mais as autoridades municipais, tendo em vista que o número de casos positivos de dengue no município não para de subir. O último boletim apontou 191 casos positivos, porém, ainda há 53 que aguardam resultados de exames, que foram encaminhados para análise laboratorial no Estado e isso retarda um pouco mais o diagnóstico. Ou seja, pode-se dizer que Missal já ultrapassou os 200 casos positivos desde o início do ano.

O próximo dia 09 de abril será o 100º dia do ano de 2021. Isso significa que são mais de 2 casos de dengue confirmados por dia. Mas vale lembrar, que os primeiros meses dos anos anteriores, não eram registrados tantos casos de dengue, e, desde que foram efetivamente confirmados casos, o número de casos diários aumenta. Na região o município de Missal é um dos que mais registra casos de dengue comparado a população.

No último dia 06 de abril, foram realizados mais bloqueios de casos com aplicação de inseticida com bomba costal. Esse inseticida, que é o mesmo utilizado no Carro Fumacê, elimina os mosquitos adultos, e essa aplicação ocorre nas proximidades de onde houveram casos positivos recentemente. Mas, ele não elimina as larvas, estas, devem ser eliminadas pela população com a limpeza e verificação dos terrenos de forma constate.

Os agentes de endemias continuam encontrando larvas do mosquito transmissor da dengue em diversos locais do município e alerta a população, que se não houver os cuidados necessários, a tendência que a epidemia de dengue perdure por muito tempo. É necessária e urgente e colaboração da população, para que não só os casos diminuam, mas que a epidemia seja controlada também nos próximos anos.


Fonte: Assessoria Missal