Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Família descobre piscicultura como grande fonte de renda

O que era sonho se tornou realidade. Agora os Gazola pretendem dobrar produção de peixes.

Família descobre piscicultura como grande fonte de renda

O Expedição Costa Oeste visita um dos produtores que é destaque na produção de peixes em Missal.  Aliás, o Paraná é um dos maiores produtores do Brasil. O sonho da família Gazola era deixar a vida na cidade para morar no interior, ter um sitio e alguns peixes para pescar de vez enquanto no pequeno açude da propriedade. Agora tudo é realidade, mas, em uma proporção inimaginável, a ponto de se tornar a principal renda da família, em Dom Armando, distrito de Missal, no oeste do paranaense.


A propriedade conta com dois hectares de lamina de água de piscicultura intensiva ou três tanques com 115 mil tilápias alojadas. É tanto peixe que seu Romildo utiliza um trator para alimenta-los, no qual possuí acoplado uma espécie de caixa com um equipamento que lembra um soprador de folhas, responsável por lançar a ração na água.

Os tanques possuem vários aeradores, dispositivo que incorpora o oxigênio na água, algo essencial para respiração dos peixes.  Antes de isso tudo acontecer, uma visita técnica abriu os olhos de seu Romildo para o potencial que tinha em mãos. 

Na verdade o Paraná é disparado o maior produtor de peixes do país. O volume em 2020 chegou a 166 mil toneladas, segundo Associação Brasileira de Piscicultura. Missal ainda está longe de ser um dos maiores produtores do estado, porém o trabalho de estimulo tem refletido em bons resultados com potencial para crescer, aponta o consultor técnico Maikon Hilgert. 

Foi exatamente este trabalho que ganhou atenção da filha Kelly que está cursando Engenharia de Pesca na Unioeste e passou a desenvolver junto com o pai na propriedade. Com a demanda em crescimento a família Gazola tem planos ambiciosos. E assim um sonho de uma vida começa a se tornar realidade. 


Fonte: Costa Oeste News