Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitura de Foz do Iguaçu determina toque de recolher das 18h de sábado (13) às 5h de segunda-feira (15)

Medida leva em consideração a atual situação da pandemia em Foz do Iguaçu e região; decreto foi publicado nesta quarta-feira (10)

Prefeitura de Foz do Iguaçu determina toque de recolher das 18h de sábado (13) às 5h de segunda-feira (15)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu atendeu a orientação de uma nota técnica da Fundação Municipal de Saúde, pedindo medidas mais restritivas nos finais de semana para reduzir a transmissão e o número de internações por coronavírus. Para isso, a Prefeitura publicou decreto instituindo toque de recolher das 18h de sábado (13) até às 05h de segunda-feira (15).

O decreto nº 29.030 determina ainda a suspensão de todas as atividades a partir das 17h de sábado, com exceção do delivery de alimentos entre as 17h e 22h de sábado e das 10h às 20h de domingo; farmácias e postos de combustíveis, vedadas as lojas de conveniência.

As restrições consideram o momento crítico da pandemia. Ontem (10) foi o dia com o maior número de óbitos pela doença (12) e de ocupação máxima de leitos, não somente em Foz do Iguaçu, como nos demais municípios da macrorregião Oeste. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência no atendimento à doença, está há mais de três semanas com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, utilizando recursos extras para garantir o atendimento aos pacientes graves.

A decisão da Prefeitura tem como base a nota técnica emitida nesta quarta-feira pela Fundação Municipal de Saúde. Além da superlotação no hospital municipal, a nota aponta o alto número de pacientes entubados e de pessoas aguardando vagas na (UPA) Unidade de Pronto Atendimento Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi. Desde 26 de fevereiro, a unidade funciona como porta de entrada para pacientes com Covid-19.

“Percebemos o aumento do número de jovens nas UTIs e, o que tem se observado, inclusive pela mídia, são jovens nos finais de semana fazendo aglomeração em locais públicos, ou em família. Por isso, solicitamos o aumento das medidas restritivas para os finais de semana”, afirmou o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sérgio Fabriz.

A intenção é que, com a menor circulação de pessoas, também sejam reduzidos os números de acidentes de trânsito e outras situações que exijam atendimento de urgência e emergência nas unidades hospitalares.

Fonte: Rádio Cultura Foz