Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Em reunião com novas gestões, Lindeiros alinha ações com Administração Municipal de Medianeira

Foi a primeira reunião da nova gestão de Medianeira, individualmente, com o Conselho dos Lindeiros e, na pauta esteve a entrega do termo de doação da árvore digital ao município.

  • 11/03/2021
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa de Medianeira
  • Região
Em reunião com novas gestões, Lindeiros alinha ações com Administração Municipal de Medianeira

Com as eleições municipais em 2020 e a troca de gestores em alguns municípios da região, assim como substituição de equipes de trabalhos das prefeituras, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu mantém uma série de contatos com as administrações municipais para alinhar ações e trabalhos. Na terça-feira (09), foi mantida reunião no município de Medianeira, entre a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros com o prefeito, Antonio França, vice-prefeito, Evandro Mees e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen.

Foi a primeira reunião da nova gestão de Medianeira, individualmente, com o Conselho dos Lindeiros e, na pauta esteve a entrega do termo de doação da árvore digital ao município, além de serem discutidas todas as parcerias e convênios ativos, além de iniciativas a serem implementadas no município para 2021 e 2022. 

Iniciativa do Lindeiros e Itaipu, em 2018, e renovação em 2020, 17 árvores solares digitais foram instaladas nos 16 municípios lindeiros, como forma de incentivo ao uso de espaços públicos e a disponibilização de internet gratuita à população. Medianeira também conta com esta estrutura e há vontade de ampliar o atendimento por meio desta ferramenta, quem contém placas fotovoltaicas para captar a energia solar e disponibilizar ao carregamento de celulares e equipamentos eletrônicos. As árvores digitais são equipadas com sinal de Wi-Fi, e cada uma comporta até cem dispositivos móveis conectados ao mesmo tempo, o que é feito em forma de link dedicado, ou seja, conexão exclusiva.

A diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, destaca a manutenção de contato com as administrações municipais e a reunião mantida em Medianeira. 


A secretária de Desenvolvimento Econômico do município destaca, dentre outros projetos, que começou-se a olhar de uma maneira diferente quanto à utilização da árvore digital. A ideia é implantar outras estruturas destas no município, em locais onde possibilite ampliar o contato da população, servindo, inclusive para acesso a estudos. A intenção é ampliar a utilização e disponibilização em outros locais. 

Dentre os projetos discutidos esteve em pauta a deliberação sobre a Câmara Técnica de Turismo, Câmara Técnica de Artesanato e participação no projeto Mais Verão, assim como parceria entre o Conselho dos Lindeiros e Itaipu para asfaltamento no interior do município, o que beneficiaria o agronegócio. Inovação, tecnologia, governança e outros projetos também foram discutidos, de acordo com o que explica Márcia Hanzen.


Fonte: Assessoria Lindeiros