Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Campus da Unioeste em Foz recebe doação de duas aeronaves de asa fixa

As aeronaves poderão ser utilizadas para estudos, pesquisas, exposições científicas, ensaios em ambientes controlados e laboratórios, bem como nas respectivas produções acadêmicas.

  • 03/03/2021
  • Foto(s): Unioeste - Foz do Iguaçu
  • Região
Campus da Unioeste em Foz recebe doação de duas aeronaves de asa fixa

Na tarde desta terça-feira (02) a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Foz do Iguaçu recebeu a doação de duas aeronaves de asa fixa, modelo Ximango AMT 200S. As aeronaves foram doadas pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência – SEAP. 

O processo de transferência foi conduzido pelo Departamento de Gestão do Transporte Oficial (DETO) e contou com apoio do Cindacta, Exército e Defesa Civil nas fases de remoção, desmontagem, transporte, entre as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu. Em Foz do Iguaçu, contou com o apoio do 38o Batalhão do Exército no desembarque das aeronaves no Campus Foz. 

O Prof. Dr. Romeu Reginatto, Diretor do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) do Campus Foz participou do momento de entrega das aeronaves. Ele explica como foi o processo para a obtenção dos aviões. “O processo de doação das aeronaves à Unioeste é resultado do esforço de muitas pessoas e instituições, especialmente o Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas e a SEAP, com a participação de pessoas do PTI e da UNILA, como o doutorando em Energia e Sustentabilidade Fabrízzio Cedraz, e o grande motivador desse esforço conjunto é a destinação para ensino, pesquisa e extensão na Universidade”.

Reginatto destaca ainda que além de toda a aplicação dentro da Unioeste, a chegada dos equipamentos auxiliará a desenvolver mais pesquisas na área aeronáutica, extremamente importantes em regiões de fronteira, contribuindo para a interiorização e difusão de conhecimento. “O grande objetivo é que essas aeronaves fomentem um polo de conhecimento, pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica, importante para desenvolvimento cientifico do Brasil e em especial na região de fronteira, onde pesquisas nessa área são ainda mais relevantes”. 

As aeronaves poderão ser utilizadas para estudos, pesquisas, exposições científicas, ensaios em ambientes controlados e laboratórios, bem como nas respectivas produções acadêmicas, tendo como exemplos, os voltados para estudo de materiais compósitos, dos aspectos de projeto/construção e ergonomia, aviação agrícola, monitoramento e combate dos focos de queimadas e incêndios, propulsão elétrica e híbrida, combustíveis alternativos, desenvolvimento de sistemas de gerenciamento eletrônico para motores de combustão interna visando tornar o funcionamento mais eficiente e avaliação da eventual utilização deste tipo de equipamento, que possui baixo custo operacional, no monitoramento de fronteiras, costa do país e queimadas, tanto na forma convencional, tripulada, quanto convertidas para uso não-tripulado (drone).


Fonte: Unioeste - Foz do Iguaçu