Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colheita de soja em Missal atinge praticamente metade da área plantada

O município de Missal possui cerca de 12.700 hectares de plantio de soja na safra de verão.

Colheita de soja em Missal atinge praticamente metade da área plantada

Como outros municípios da região, Missal vive uma grande expectativa pela safra de grãos neste início de 2021. Praticamente metade da soja foi colhida no município. O tempo seco dos últimos dias tem favorecido a colheita, que está ocorrendo de forma muito ágil. O município de Missal possui cerca de 12.700 hectares de plantio de soja na safra de verão. 

Segundo os comparativos das informações repassadas por técnicos da Lar Cooperativa Agroindustrial e da AB Agrobrasil, a colheita em Missal está entre 45% e 50% concluída. A média da colheita até o momento está entre 140 e 150 sacas por alqueire. No ano passado, por exemplo, a média ficou em 150 sacas, portanto, muito provavelmente irá se manter neste ano.

A alta do dólar, no entanto, puxou o valor da saca para cima. No último dia 01 de março a saca de soja estava cotada a 156 reais, segundo a Disam, e o dólar cotado a R$5,53. Nesta terça, 02 de março, na parte da tarde a saca está cotada a 157 reais. Portanto, há expectativa de um bom faturamento com a colheita neste ano. 

Técnicos da Lar, informaram que em algumas áreas foram identificadas manchas em lavouras com problemas de abortamento de vagens. Essas manchas que surgem em meio uma plantação não possui vagens, e com isso a soja não seca e acaba ocasionando uma perda de produção.

No entanto, a avaliação da safra até o momento é muito positiva. “Pelo ano, com seca no início e excesso de chuvas na sequência, os produtores estão contentes e o preço ajuda também”, informa um dos técnicos da cooperativa. A expectativa inicial era colher entre 150 a 160 sacas por alqueire de média, mas as condições climáticas trouxeram instabilidade, e ao colher a expectativa foi praticamente superada.


Fonte: Assessoria Missal