Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospital Municipal abre 10 novos leitos de UTI Covid e todos estão ocupados

O hospital passa a contar com 60 leitos exclusivos para atendimento da doença.

Hospital Municipal abre 10 novos leitos de UTI Covid e todos estão ocupados

O Diretor do Hospital Municipal, Sérgio Fábriz, informou nesta quarta-feira, 24, que foram incrementados mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dessa forma, o hospital passa a contar com 60 leitos exclusivos para atendimento da doença. No entanto, o diretor ressalta que todos já estão sendo utilizados, permanecendo taxa de ocupação de 100% dos leitos no Hospital.

“Estes 10 leitos foram abertos no fim de semana e ontem (terça-feira, 23), mas já estão todos ocupados”, salientou. De acordo com o Fábriz, o objetivo agora é negociar com o governo do estado os recursos para manter os novos leitos. “O que vamos tratar com o Governo do Estado é o apoio financeiro para manutenção desses leitos” informou.

Fábriz voltou a apelar para que a população mantenha as orientações de segurança sanitária. “Mesmo com esses leitos, não garante segurança em Foz, as pessoas precisam diminuir a transmissão e o contato do vírus, se não, teremos problemas, 10 leitos não farão frente a todos esses casos positivos que estamos tendo” alertou. De acordo com o Boletim da Covid-19, emitindo na terça, a ocupação de leitos em Foz é de 106%, ou seja, além dos leitos exclusivos para doença, outros leitos estão sendo ocupados.

Nesta semana o governador do estado do Paraná, Ratinho Junior, estará em Foz e deve se reunir com a prefeitura para debater a situação. Segundo Fábriz, o objetivo é discutir o atendimento de paraguaios e brasileiros, moradores do Paraguai, que estão sendo atendidos no Hospital Municipal.

“Nós temos todos um diferencial, que é o Paraguai, as pessoas de lá procuram o atendimento de saúde aqui, temos um diferencial no financiamento do Ministério da Saúde (Governo Federal), o Hospital Municipal não consegue financiar esse gasto todo” argumentou.

Segundo Fábriz, os valores enviados pelo Governo Federal cobrem menos que 50% do gasto por leito. “O Ministério de Saúde envia 1600 reais para um leito de UTI, esse valor cobre aproximadamente 50% do custo do leito. O leito de enfermaria custa aproximadamente 1450 reais e o Ministério enviar 300 reais” destacou.

“Temos uma diferença muito grande. É importante que as autoridades, tanto estadual quanto federal, que compreendam essa nossa necessidade de hospital, não só regional, como internacional, para podemos fazer frente a essa necessidade de financiamento” argumentou.


Fonte: Rádio Cultura Foz