Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colheita da safra 2021 inicia em Guaíra

Os grãos começaram a ser colhidos neste final de semana e a expectativa é positiva.

Colheita da safra 2021 inicia em Guaíra

A colheita nas lavouras de soja já iniciou em Guaíra. Os grãos começaram a ser colhidos neste final de semana (20 e 21) e a expectativa é positiva.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copagril, Bruno Vanin, o recorte das primeiras áreas colhidas são de 150 sacas. Segundo Vanin, a chuva e nebulosidade no mês de janeiro contribuíram para o desenvolvimento de doenças e abortamento da vagem. Mas, mesmo assim os grãos vieram com boa qualidade.


De acordo com a avaliação da equipe técnica da Copagril, a Safra 20/21 teve desafios na implantação (regularmente realizada em setembro), mas nesta edição, em decorrência das precipitações (chuvas) irregulares, a grande parte das lavouras foi semeada a partir da segunda quinzena de outubro de 2020. 

Com a implantação concluída, o clima favoreceu e os produtores da área da Copagril executaram o manejo adequado da cultura. Houve um período de chuva mais intenso em janeiro, inclusive com dias nublados, o que alterou o desenvolvimento regular das plantas, com tudo, sem grandes mudanças na maior parte das lavouras. 

Agora os produtores iniciam o manejo de fim de ciclo e se preparam para uma colheita mais concentrada, entre 10 a 15 dias de trabalho.


Fonte: Costa Oeste News