Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Missal anuncia estratégias para conter avanço da Covid-19

Sanções mais severas foram definidas para quem insistir em descumprir os decretos

Missal anuncia estratégias para conter avanço da Covid-19

O número de casos de Covid-19 em Missal continua crescente e o agravante é a falta de leitos de UTI na macrorregião Oeste. O Comitê de Crise de Missal se reuniu na última segunda-feira, 22 de fevereiro, e discutiu diversas situações para conter o avanço da doença no município. Os membros do Comitê temem alguma medida mais restritiva que volte a afetar as questões econômicas locais.

O entendimento de todos é que um novo fechamento de comércio e novas restrições seriam ainda mais prejudiciais ao setor econômico, visto que muitos setores já estão a quase um ano sem nenhuma atividade. No entanto, entendem também que é necessário um esforço coletivo para que sejam seguidas as recomendações, como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento físico.

Tendo em vista ainda que mesmo com todas as recomendações e alertas, ainda há quem insista em desrespeitar as normas e decretos, inclusive os decretos estaduais que seguem em vigência. O objetivo não é sair aplicando multas e muito menos punir os comerciantes, pelo contrário, é auxiliar que eles possam manter seus estabelecimentos funcionando normalmente, desde que seguidas as recomendações citadas.

Há o receio de que novas restrições possam ocorrer por parte do Estado, portanto, os membros do Comitê de Crise de Missal foram unanimes em reforçar a conscientização da população e dos comerciantes. Durante a semana, diversos setores irão abordar temas relacionados a Covid-19 na emissora de rádio local e nos veículos de comunicação de um modo geral. Além disso, haverá reforço na fiscalização e na conscientização junto ao comércio.

Uma das medidas adotadas, tendo em vista ocorrências dos últimos dias, é a alteração do decreto municipal, caso não haja prorrogação do decreto estadual, a fim de estabelecer que a multa no valor de 5 mil reais seja replicada conforme o número de reincidências, bem como a partir da segunda multa com o mesmo valor haverá a interdição do estabelecimento por 15 dias, e, persistindo o descumprimento, na terceira multa de 5 mil reais a cassação do alvará de funcionamento.

Protocolo Oficinas Culturais

O Comitê de Crise fez a apreciação do Protocolo de retorno das Oficinas Culturais o qual foi aprovado por todos os presentes. Da mesma forma, foi mencionado que em outra ocasião, mais precisamente no dia 05 de fevereiro, houve a aprovação do protocolo de retorno as aulas presenciais na rede municipal de Educação.


Fonte: Assessoria Missal