Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Produzir bananas no oeste do Paraná era considerado ‘coisa de louco’, mas agora é um negócio rentável

A família Maculan produz em nove alqueires quase uma tonelada da fruta por ano.

Produzir bananas no oeste do Paraná era considerado ‘coisa de louco’, mas agora é um negócio rentável

Produzir bananas no oeste do Paraná há 20 anos era considerado coisa de louco. Mas, agora se tornou um negócio muito rentável. Oeste paranaense é conhecido por suas vastas e produtivas lavouras de soja e milho. Mas, seu Lourenço Maculan decidiu mudar e apostar na produção de bananas no começo dos anos 2000, decisão considerada muito ousada na época.

Porém a ‘ideia de louco’ deu muito certo na Comunidade de Saquarema em São Miguel do Iguaçu, local que fica as margens do Lago de Itaipu. Agora com ajuda do filho eles produzem, em nove alqueires, mais de 900 mil quilos da fruta por ano. Porém o produtor precisa estar atento ao mercado exigente, que cobra uma fruta perfeita.

No total são 40 mil pés, divididos entre banana Prata, Caturra e Maça. Para conseguir alcançar estes números os desafios são grandes. É preciso driblar as pragas, geadas e vendavais. Assim as bananas produzidas pela família Maculan abastecem toda a região. Mas, os Maculan não abandonaram a agricultura tradicional eles cultivam 27 alqueires de soja, que em alguns dias estará pronta para colheita.  Com o passar dos anos ficou claro que louco é aquele que não acredita no que faz. 


Fonte: Costa Oeste News