Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Terceiro colégio estadual em Foz tem professora com covid-19

Sindicato tem alertado que não existe cenário possível para o retorno das atividades presenciais

Terceiro colégio estadual em Foz tem professora com covid-19

A semana pedagógica presencial nos colégios estaduais comprova que não há segurança sanitária para a reabertura das instituições de ensino, como pretende o Governo do Paraná. Em Foz do Iguaçu, já são três colégios com professoras diagnosticadas com covid-19, durante o período de realização dessas atividades.

No primeiro caso, a escola foi fechada temporariamente. Na segunda ocorrência, uma educadora passou mal na quinta-feira, 11, no primeiro dia da formação. O resultado do exame, obtido no dia seguinte, confirmou a doença. Outro professor da mesma escola está em isolamento domiciliar, com sintomas de covid-19. Não há confirmação se a instituição irá suspender o funcionamento.

Na terceira situação, a confirmação da doença em uma professora foi nesta quarta-feira, 17. O colégio permanecerá fechado nos dias 18 e 19 de fevereiro (quinta e sexta), e os(as) profissionais realizarão teletrabalho. Os(as) educadores(as) farão formação pedagógica on-line.

Os três colégios ficam em bairros diferentes do município. A formação pedagógica presencial é uma imposição da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Núcleo Regional de Educação (NRE), mesmo com a pandemia fora de controle no Paraná e nas cidades.

A direção da APP-Sindicato/Foz atribui aos dirigentes da Seed e do NRE a responsabilidade pela insegurança entre as comunidades escolares. São esses órgãos que obrigaram a categoria a realizar atividades pedagógicas nas escolas e forçam a volta às aulas sem vacinação ou controle da pandemia do novo coronavírus.

O sindicato tem alertado que não existe cenário possível para o retorno das atividades presenciais. Há falta de professores(as) e funcionários(as), e as escolas não receberam investimentos em infraestrutura nem contam com comissão de biossegurança. Sequer dispõem, em sua totalidade, de equipamentos de proteção individual.

O núcleo sindical relembra que denunciou a negligência do NRE de Foz do Iguaçu com a saúde da categoria já no ano passado. Ainda naquela ocasião, com a ocorrência de covid-19 em uma escola, o órgão foi questionado sobre os protocolos sanitários e orientações aos(às) educadores(as), mas não apresentou qualquer informação ao sindicato.

Fonte: APP Sindicato