Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colégio de Foz é fechado após professora ser diagnosticada com Covid-19

A profissional participou da formação pedagógica presencial.

Colégio de Foz é fechado após professora ser diagnosticada com Covid-19

Um colégio estadual de Foz do Iguaçu foi fechado depois que uma professora foi diagnosticada com covid-19. Ela participou da formação pedagógica presencial, medida estabelecida pela Secretaria Estadual de Educação (Seed) e do Núcleo Regional de Educação (NRE). As informações são da APP-Sindicato Foz. De acordo com a SEED, o Colégio é o Ayrton Senna, que fica na região da Vila A.

A profissional recebeu o exame que comprovou a contaminação somente no sábado, 13. Como ainda não tinha obtido o teste, foi obrigada a participar presencialmente dos dias pedagógicos. Os profissionais do estabelecimento de ensino deverão fazer teletrabalho.

Em nota, a entidade sindical salienta que alertou e denunciou o que chama de “absurdo da imposição da formação pedagógica presencial sem que as condições sanitárias nas escolas tenham sido garantidas pelo Governo Ratinho Junior (PSD)”. A APP salienta que essa ocorrência também “antecipa o que será a eventual volta às aulas presenciais, uma exposição de professores(as), funcionários(as), estudantes e suas famílias à covid-19”.

Em casos de contaminação pelo novo coronavírus, o sindicato orienta o(a) trabalhador(a) da educação a preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e encaminhá-lo ao NRE e à direção da escola. O(a) educador(a) também deve formalizar a situação junto à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público do Paraná.

A APP lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a covid-19 como doença ocupacional. Com isso, os(as) profissionais podem ter acesso a benefícios previdenciários, proteção mínima ao(à) trabalhador(a) afetado pelo vírus.

A APP-Sindicato/Foz reforça para que os(as) servidores(as) fiquem atentos aos sintomas da doença e não compareçam às escolas caso apresentem sinais de covid-19.

SEED

Por meio de nota a Secretaria Estadual da Educação informou que o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu teve conhecimento de um caso positivo de coronavírus em uma professora do Colégio Ayrton Senna da Silva, confirmado no último sábado (13) e seguiu adotando os protocolos de prevenção contra a Covid-19, da Secretaria de Saúde.

Desde segunda-feira (15), por precaução, os servidores do local operam em teletrabalho e a escola passará por uma desinfecção amanhã (17), informou a Secretaria Estadual.

Fonte: Radio Cultura Foz