Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

PTI realiza webinar gratuito sobre plataforma de simulação em tempo real para sistemas elétricos

Inscrições já estão abertas. Público-alvo engloba principalmente profissionais e pesquisadores ligados ao setor elétrico

  • 15/02/2021
  • Foto(s): Assessoria Itaipu Binacional
  • Região
PTI realiza webinar gratuito sobre plataforma de simulação em tempo real para sistemas elétricos

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) promove, no dia 24 de fevereiro, às 14h, um webinar com o objetivo de apresentar as potencialidades da plataforma de simulação em tempo real RTDS (Real Time Digital Simulator) para aplicações em sistemas elétricos. As inscrições do seminário on-line, que são gratuitas, podem ser feitas a partir desta sexta-feira (12), por meio do link: https://webforms.pti.org.br/webinarrtds.

O público-alvo do webinar são profissionais e pesquisadores ligados ao setor elétrico, fabricantes, indústrias, concessionárias de energia, professores e estudantes universitários.

De acordo com Rodrigo Otto, gerente do Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos do PTI, durante o seminário haverá a demonstração de cases e soluções que foram aplicadas pelo Centro de Simulação no PTI ao longo dos últimos 10 anos, além da infraestrutura disponível e a experiência da equipe.

“A programação do webinar foi planejada para que empresas do setor elétrico, fabricantes, indústrias e concessionárias de energia tenham conhecimento sobre o que é o RTDS, as potencialidades da ferramenta e os exemplos do que já realizamos com o uso da plataforma”, afirma.

A palestra de abertura do evento será feita pela direção do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que apresentará o papel do PTI no mercado de pesquisa e serviços técnicos especializados. Em seguida, Rodrigo Otto, abordará a trajetória do Centro de Simulação na Itaipu Binacional.

Na sequência, o representante da RTDS Technologies Inc. no Brasil, Sylvio Cayres, falará sobre a plataforma da empresa. Logo após, os engenheiros de simulação Felipe Crestani e Guilherme Justino participam do bate-papo para apresentar as soluções desenvolvidas e explorar as potencialidades da plataforma, respectivamente.

Ao final, será apresentado o novo projeto do RTDS “NovaCor” e suas potencialidades de aplicações em Control Hardware in The Loop (CHIL) e Power Hardware in the Loop (PHIL).

O que é o RTDS

O simulador RTDS do PTI atua com diversas ações que fazem parte do dia a dia da operação de uma empresa do setor elétrico, possibilitando testes em equipamentos físicos de sistemas antes de serem colocados em funcionamento. A ferramenta proporciona a verificação das condições de operação, a identificação de possíveis falhas e a correção, gerando resultados precisos e confiáveis.

Programação

14h15 – O papel do PTI no mercado de Pesquisa e Serviços Técnicos Especializados

14h30 – A trajetória do Centro de Simulação na Itaipu

15h – Desvendando a plataforma RTDS

15h30 – Soluções e cases desenvolvidos com RTDS

16h – Explorando as potencialidades com RTDS

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional