Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dia Mundial do Rádio: Mudança de Rádio AM para Rádio FM

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946.

  • 12/02/2021
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Dia Mundial do Rádio: Mudança de Rádio AM para Rádio FM

Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, o tradicional Jornal Mensageiro de Medianeira publicou uma matéria referente a migração da Rádio Independência do AM 1020 para 92,7 FM.  A edição do jornal impresso é 2148. Confira a baixo:

Mudança de Rádio AM para Rádio FM

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de Fevereiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A data foi criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Nesta reportagem, conheça um pouco da importância do meio de comunicação aos brasileiros e a migração de AM para FM.

O rádio permitiu que os brasileiros tivessem acesso ao que se produzia no País e, ao mesmo tempo, tornou possível mostrar ao mundo o que se produzia internamente em termos musicais e literários. Foi o principal meio de comunicação para os brasileiros até a década de 1950 com a chegada de aparelhos de televisão. Décadas passaram, muitas novidades e tecnologias melhoraram a qualidade nas transmissões. E recentemente, a novidade que mais causou impacto foi a assinatura do Decreto 8.139 no dia 07 de novembro de 2013, que permitia a migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM. 

A primeira emissora a fazer essa mudança foi a Rádio Progresso de Juazeiro do Norte (CE), no dia 18 de março de 2016; contando com a participação do então Ministro das Comunicações, André Figueiredo. Até o final do ano passado, mais de duas mil rádios fizeram a mudança em todo o Brasil; e uma delas foi a Rádio Independência AM 1.020 de Medianeira, passando para 92,7 FM no dia 18 de dezembro – fazendo parte da Rede Costa Oeste de Comunicação. 

Mas até confirmar essa mudança na rádio em Medianeira, o caminho foi longo, conforme afirmou o sócio-proprietário Moacir Hanzen.  “Por muitos anos esperamos o rádio digital quando ainda estávamos na AM, mas a tecnologia não veio para a Amplitude Modulada, de certa forma foi ingrata. E como somos faixa de fronteira com o Paraguai e Argentina, tivemos muitas dificuldades em conseguir canais liberados para FM num primeiro momento. Isso requereu um estudo da Anatel e do Ministério das Comunicações e, finalmente no ano passado, a mudança aconteceu”, disse Moacir.

Sócio-proprietário Moacir Hanzen

O empresário ainda confirma que será uma nova fase para a Rádio Independência e a importância dessa migração. “Não mudaremos muito porque a Rádio Independência já é um sucesso com seu estilo de comunicar com os medianeirenses e região nestes 43 anos; com qualidade sonora bem melhor. As tecnologias chegaram, pois você pode ouvir o rádio em qualquer lugar do mundo pelo aplicativo ou internet. Outra novidade é que estamos lançando o Rede Costa Oeste 360 graus, onde além das rádios, aplicativo e portal, teremos outras 17-20 formas de comunicação que os ouvintes podem escolher; e os anunciantes também podem escolher como querem se comunicar com os seus clientes”, concluiu.





Fonte: Tanner Rafael Gromowski/Jornal Mensageiro