Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Secretaria de Educação de Missal publica instrução normativa para a volta as aulas presenciais

  • 09/02/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Secretaria de Educação de Missal publica instrução normativa para a volta as aulas presenciais

A grande expectativa para 2021 é o retorno das aulas presenciais. A previsão de reinício das atividades nas instituições da rede municipal de educação é o dia 18 de fevereiro para as turmas do Infantil 4 (equivalente ao pré-I) ao 5º ano. As crianças de 0 a 03 anos, nos CMEI’s devem voltar as atividades presenciais a partir de 1º de março.

Ainda há muita dúvida quanto a este retorno, tantos dos familiares, quanto das equipes pedagógicas e de direção das instituições. Diversas reuniões foram realizadas com gestores, Conselho de Educação, equipes da Saúde, capacitação sobre a utilização dos EPI’s, tanto nas instituições como no transporte escolar. Os protocolos passaram por equipe da Educação, equipes técnicas da Secretaria de Saúde e por último foi avalizado pelo Comitê de Crise.

Para facilitar a compreensão de como será o retorno das aulas, foi publicada uma Instrução Normativa (nº001 de 08 de fevereiro de 2021) que contém protocolos com normas técnicas de segurança em saúde, a serem observadas pelos integrantes da comunidade escolar de todas as Instituições de Ensino da Rede Municipal de Missal, além de recomendações pedagógicas para a realização das atividades escolares do ano letivo de 2021, conforme Resolução Nº 0098/2021 da SESA. 

Principais pontos da Instrução Normativa

A Instrução Normativa do município tem 12 páginas de orientações para os mais diversos setores. São orientações pedagógicas com explicação sobre o ensino híbrido, remoto ou presencial, conforme a realidade de cada instituição e a autorização dos familiares por meio de termos de compromisso.

Há ainda diversas orientações sobre a estrutura e distanciamento físico na sala de aula, sobre o escalonamento de entrada e saída e triagem de temperatura corporal, sobre procedimentos na cozinha e refeitórios com procedimento de higienização de utensílios, equipamentos e superfícies sem contato com alimentos.

Há orientações sobre o intervalo/recreio, que devem ser organizados de forma escalonada, necessitando de limpeza a cada troca de turno e sempre que possível, após os intervalos. Outras orientações sobre as aulas de Educação Física, que deve ser sem contato físico. Orientações sobre o uso de bebedouro e garrafa de água. E ainda sobre a higienização do ambiente e de superfícies.

Há orientações na Instrução Normativa sobre o uso de EPI’s, Higienização das mãos e uso do álcool em gel e sobre o uso do transporte escolar e universitário. Em relação ao transporte, preferencialmente deve ser realizado por familiares. No entanto, na impossibilidade, os alunos devem ser orientados quanto as medidas de prevenção e controle para Covid-19. Deve haver o distanciamento no veículo, com disposição de álcool gel, demarcação nos bancos e ventilação adequada com limite de ocupação de 50% da capacidade.

Quanto aos sinais e sintomas da doença há orientações sobre as medidas. Se no município houver ascensão dos casos de contaminação, o modelo de aulas 100% remotas poderá ser retomado. A instituição de ensino deverá informar casos de contágio a sua chefia imediata para que seja comunicada a Secretaria Municipal de Saúde para monitoramento destas situações.

Em outro ponto da Instrução normativa há orientações sobre o grupo de risco. Estes, podem frequentar as atividades desde que em local arejado e higienizado ao fim de cada turno de trabalho. Os servidores que estiverem em período de isolamento deverão realizar teletrabalho. Para o estudante menor de idade, os familiares deverão apresentar laudo ou atestado médico comprovando que pertence ao grupo de risco, da mesma forma que o profissional da educação deverá apresentar.

Termos de compromisso

Ao retornar as atividades presenciais nas instituições de ensino, os responsáveis pelo aluno deverão assinar um termo de compromisso com o protocolo de segurança da Covid-19, optando pelo ensino híbrido ou remoto. Cada responsável pelo aluno se dirige até a instituição onde a criança está matriculada e faz a opção entre o ensino híbrido ou remoto até o dia 10 de fevereiro (quarta-feira). Além disso, também há um termo para alunos com comorbidade.

Fonte: Assessoria Missal