Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cacique é o primeiro a ser vacinado na Aldeia Indígena de Santa Rosa do Ocoy

A diretora da 9ª Regional de Saúde disse que não tem diferença da primeira para a segunda dose. Porém, precisa ter esse intervalo de aproximadamente 1 mês para aplicar a segunda.

  • 20/01/2021
  • Foto(s): Ana Cristina Adamante
  • Covid-19
Cacique é o primeiro a ser vacinado na Aldeia Indígena de Santa Rosa do Ocoy

Silvano Tupan Verá Pereira tem 36 anos e é Cacique da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy a aproximadamente 1 mês. O Cacique Silvano nasceu em São Miguel e foi o escolhido para ser o primeiro a tomar a vacina de imunização da COVID-19 daquela região.

Quem aplicou a dose foi a técnica de enfermagem Marilze Lopes Vaz. Estiveram presentes no ato solene o prefeito Boaventura Motta, a secretária de saúde Clair Boles e demais servidores municipais. Além da vacinação, foi entregue a carteirinha onde tem registrado o dia da primeira dose (hoje), para que saibam que dia será aplicada a segunda.

Iélita Santos é diretora da 9ª Regional de Saúde e também esteve presente no momento. Segundo ela, 717 doses foram entregues para São Miguel do Iguaçu. 375 pessoas devem ser vacinadas aqui na aldeia, 28 idosos do Lar dos idosos Dom Scalabrini, 18 funcionários do Lar. O restante, será aplicado em profissionais da saúde que estão na linha de frente ao combate do novo Coronavírus. A equipe de enfermagem pretende vacinar as 375 pessoas da Aldeia ainda essa semana.

Pedro Tupá Bolantin tem 33 anos. Ele é morador da aldeia há 6 anos e também foi vacinado hoje. Pedro é estudante de enfermagem e já aproveitou que estava na UBS da Aldeia para se vacinar.

A diretora Iélita aproveitou a oportunidade para explicar sobre as doses da vacina. Iélita disse que não tem diferença da primeira para a segunda dose, porém, precisa ter esse intervalo de aproximadamente 1 mês para aplicar a segunda. Comentou também sobre quem NÃO pode tomar a vacina, e porquê. Confira na entrevista completa abaixo:


Fonte: Ana Cristina Adamante