Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Natal de Luzes de Itaipu reforça turismo religioso da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu

A igreja, por si só, pela sua arquitetura, já é um atrativo. Sua localização também chama a atenção. Ela está no platô do bairro Vila A, tido como o ponto mais alto da cidade.

  • 11/01/2021
  • Foto(s): Assessoria/Itaipu Binacional
  • Região
Natal de Luzes de Itaipu reforça turismo religioso da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu

O Natal de Luzes de Itaipu, feito pela primeira vez no terreno da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu, entre 5 de dezembro de 2020 a 5 de janeiro de 2021, ajudou a reforçar o turismo religioso da igreja católica, que  dia a dia recebe turistas e moradores para conhecer o local, além de fiéis. 

Por causa das restrições impostas pela pandemia da covid-19, a opção oferecida para a visitação ao Natal de Luzes foi o circuito de decoração drive-thru. Mais de 12,8 mil veículos passaram pelo local, sem contar as pessoas que circularam por ali a pé. 

A igreja, por si só, pela sua arquitetura, já é um atrativo. O projeto arquitetônico foi inspirado na Cruz Grega, de braços equidistantes, com orientação para os quatro pontos cardeais. 

Sua localização também chama a atenção. Ela está no platô do bairro Vila A, tido como o ponto mais alto da cidade.  Por causa de sua geografia, pode ser vista de vários locais e também do Paraguai.

Com o Natal de Luzes, a Catedral ficou ainda mais conhecida.  Nas redes sociais, a Associação Cultural e Turística da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe, agradeceu a todos os envolvidos no evento. 

“O Natal de Luzes da Itaipu Binacional, mesmo com as restrições impostas pela covid-19, encantou os moradores de Foz do Iguaçu e região, bem como os turistas que visitaram nossa cidade neste período em que a Catedral ganhou iluminação e efeitos especiais, além de uma série de atrativos natalinos”, disse padre Clodoado Frassetto.

“Agradecemos em especial o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, por ter, juntamente com sua equipe, escolhido e confiado em nossa Igreja para realizar este belíssimo espetáculo, que irá fazer parte da história de nossa cidade e, principalmente, da nossa Catedral”. E complementou: “Estou muito feliz com o resultado e pala evangelização que promoveu”.

 “Foi um mês de espetáculo preparado com toda segurança, com toda a magia do Natal e um momento para celebrar o nascimento de Jesus, renovar a esperança e a fé”, retribuiu o diretor-geral. “O Natal de Luzes foi um abraço a todas as etnias e religiões”.

Encantamento e geração de renda

Com toda a sua magia e inovação o Natal de Luzes de Itaipu encantou a população e movimentou a economia de todo o entorno. Diretamente, abriu oportunidade de emprego para cerca de cem trabalhadores. Também gerou uma renda importante para vendedores ambulantes, principalmente os de alimentos.

Na logística do evento estiveram os trabalhadores da montagem e organização da iniciativa. Artistas culturais locais contratados para encantar o público com alegria e brincadeiras também foram beneficiados.

Encanto com segurança

O Natal de Luzes também foi uma forma de incentivar o turismo, dentro dos esforços da campanha “Vem pra Foz”, desenvolvida pela usina e parceiros, no âmbito do Codefoz.

Desenvolvido com base numa proposta de unir inovação, encantamento, agradecimento e manutenção de empregos, por decisão do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o briefing do Natal foi feito pela Comunicação Social da Itaipu.

Inovação

A iniciativa incluiu a projeção mapeada na fachada da catedral (por meio da técnica de vídeo mapping, exibida até o dia 23 de dezembro) e o circuito de decoração drive-thru, atendendo as recomendações de distanciamento social em função do novo coronavírus.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional