Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraguai instala sistema de reconhecimento facial na Ponte da Amizade

Sistema irá funcionar gradativamente, segundo as autoridades paraguaias.

Paraguai instala sistema de reconhecimento facial na Ponte da Amizade

O setor de Migrações do Paraguai inaugurou nesta terça-feira, 23, à noite, o Sistema Migratório Automatizado de Reconhecimento Facial, para permitir maior fluidez ao comércio e melhorar o controle fronteiriço, com objetivo de combater o crime organizado, como informa o jornal Última Hora.

A inauguração teve a presença do ministro do Interior, Euclides Acevedo, e da diretora geral de Migrações, Ángeles Arriola.

Segundo foi informado, o sistema faz arte de um plano piloto que, gradualmente, fará o registro das pessoas que se deslocam sob a modalidade trânsito vicinal fronteiriço pela Ponte da Amizade.

Depois de concluído o processo de implementação na fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, a diretora de Migrações adiantou que, na segunda etapa, o sistema será instalado do Aeroporto Silvio Pettirossi.

De forma progressiva, quem passar pelo setor de Migrações, na Ponte da Amizade, terá que inscrever seu documento de identidade, ao mesmo tempo que equipamentos farão o registro dos dados biométricos. No início, isso não será obrigatório.

Até uns anos atrás, isto era impensável, no sentido de maior segurança migratória, maior controle e fluidez comercial, porque o fluxo comercial, às custas da segurança dos cidadãos e e dos estados, é um fluxo perverso”, disse o ministro Euclides Acevedo.

O ministro explicou que o sistema permitirá que o Paraguai conte não apenas com o registro das pessoas que entram e saem do país, como também de seus antecedentes, com uma espécie de filtro para evitar a ação do crime organizado.

Posteriormente, também serão registrados os veículos que atravessam a ponte.



Fonte: H2 Foz/Última Hora

Autor do post