Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Receita Federal do Brasil realiza expansão do Porto Seco de Foz do Iguaçu

A Receita Federal do Brasil, iniciou medidas de expansão do Porto Seco de Foz do Iguaçu para otimizar o movimento de cargas.

  • 16/12/2020
  • Foto(s): Assessoria Receita Federal
  • Região
Receita Federal do Brasil realiza expansão do Porto Seco de Foz do Iguaçu

Neste ano de 2020, principalmente a partir de junho, houve um aumento imprevisto no fluxo de caminhões em ambos os sentidos (Brasil e Paraguai) o que provocou o esgotamento da capacidade da infraestrutura instalada. Os acontecimentos levaram à formação de um gabinete de crise pela RFB, que com muito trabalho e criatividade engendrou diversas medidas que provocarão uma mudança de paradigma no relacionamento das aduanas de ambos os países. 

No dia 26/11, a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu sediou uma Reunião Bilateral Local entre Brasil e Paraguai convocada com o objetivo de aumentar a eficácia dos procedimentos e a interação e sinergia entre os pares aduaneiros. 

A expansão do Porto Seco de Foz do Iguaçu é uma dessas medidas. Até fevereiro de 2021, a estimativa é de que a capacidade do Porto Seco de Foz do Iguaçu salte de 810 para 1.000 vagas, um aumento de 23% na capacidade de processamento de cargas. Esse incremento representa a capacidade de aumentar em cerca de R$ 4 bilhões (quatro bilhões de reais) ao ano a corrente de comércio na fronteira de Foz do Iguaçu.

O plano de ação da Receita Federal contempla, ainda, diversas outras medidas, entre elas: o aumento da capacidade de veículos no Porto Seco de Cascavel e no Porto de Santa Helena; viabilização da recepção de caminhões em fila dupla na Ponte Internacional da Amizade; ajuste do horário de cruze das exportações provenientes de Cascavel; realização das operações do MAPA nos recintos paraguaios; aumento dos horários de trabalho de ambas as aduanas; e redirecionamento de caminhões para a Aduana Paraguaia quando houver filas de caminhões na Ponte Internacional da Amizade.

Segundo o Delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, o Auditor-fiscal Paulo Bini, algumas dessas ações já foram implementadas e apresentaram reflexos imediatos no primeiro dia de operação.

 

Fonte: Assessoria Receita Federal