Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cibele Munhoz Amato é a primeira mulher a chefiar o Parque Nacional do Iguaçu

Servidora foi nomeada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 11. Desde 1939, quando o parque foi fundado, apenas homens tinham dirigido a instituição.

  • 12/12/2020
  • Foto(s): Marcos Labanca/Comtur
  • Região
Cibele Munhoz Amato é a primeira mulher a chefiar o Parque Nacional do Iguaçu

Pela primeira vez, em 81 anos, o Parque Nacional do Iguaçu terá como chefe uma mulher. Cibele Munhoz Amato, servidora pública de carreira, foi nomeada na sexta-feira, 11, em publicação no Diário Oficial da União, e vai substituir Ivan Baptiston, que chefiava o parque desde abril de 2015. Desde 1939, quando o parque foi fundado, apenas homens tinham dirigido a instituição.

Cibele tem Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já atuou como gestora do Parque Nacional de Superagui e da Floresta Nacional de Açungui. Atualmente a servidora atuava como gestora de Uso Público do Parque Nacional Iguaçu.

Entre os novos desafios de Cibele estão o de manter o Parque como referência mundial na conservação para manter o status de Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO, 1985). Além disso a servidora e equipe devem preparar o Parque para os próximos em uma modelagem para receber os visitantes das Cataratas do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil.

Fonte: Iguassu NewsTur