Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Natal de Itaipu tem programação especial neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Santa é padroeira da Catedral de Foz e da América Latina. Igreja fará quatro missas durante o dia e projeção mapeada começará um pouco mais tarde.

Natal de Itaipu tem programação especial neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

A programação do Natal de Luzes de Itaipu sofrerá uma alteração neste sábado (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Catedral de Foz do Iguaçu e da América Latina. Serão celebradas quatro missas especiais nas obras do templo religioso, em homenagem à padroeira, duas pela manhã, uma à tarde e outra à noite, às 20h. Por isso, a projeção mapeada na fachada do prédio começará um pouco mais tarde, às 21h30.

As demais atrações do Natal de Itaipu não terão alteração: o circuito drive-thru começará normalmente às 20h, assim como a iluminação cênica e a execução de músicas natalinas. Todo o percurso é sinalizado, com apoio das equipes do Foztrans e da Polícia Militar. Quem for a pé ao local deve seguir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária, como uso de máscaras e distanciamento social.

O público que ainda não viu o espetáculo tem que ficar atento com as datas. A projeção mapeada será exibida até o dia 23 de dezembro, sempre das 20h às 22h30. Já a decoração especial de Natal, instalada junto à catedral, permanecerá até o dia 5 de janeiro de 2021.

O espetáculo é gratuito, mas o visitante poderá contribuir voluntariamente com um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades assistenciais de Foz do Iguaçu. Uma tenda próxima ao presépio, na área externa da igreja, está recebendo as doações.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, lembrou que solidariedade faz parte do espírito natalino e convidou a todos para visitar o Natal de Luzes e contribuir com aqueles que mais necessitam. “Preparamos uma festa para a família, com muita segurança e respeito ao próximo, para renovarmos nossa fé e a esperança por um mundo melhor. Quem visitar o Natal de Luzes encontrará um espetáculo único e preparado com muito carinho”, afirmou.

Natal de Foz

Também neste sábado, às 19h, na Praça da Paz, será aberto o Natal de Foz do Iguaçu, promovido pela administração municipal. Haverá uma cerimônia on-line de abertura, transmitida ao vivo na página do Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/prefeituradefozoficial), com a participação do prefeito, Chico Brasileiro, e do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna.

Assim como o Natal de Luzes de Itaipu, o Natal de Foz terá um circuito drive-thru, na Avenida Juscelino Kubitschek, ao redor da Praça da Paz. O público poderá ver árvores iluminadas, quebra-nozes, brinquedos e arcos de estrelas. O Foztrans vai coordenar o trânsito no local, com o apoio da Guarda Municipal. O visitante a pé também deve respeitar os protocolos sanitários de segurança. A atração segue até o dia 6 de janeiro, das 19h às 22h30.

Projeção mapeada

O Natal de Luzes Itaipu foi aberto no último dia 5 e já atraiu milhares de pessoas nas ruas ao redor da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. A fila de carros do circuito drive-thru é sempre intensa, mas muito bem organizada. Somente na primeira noite, o Foztrans chegou a contabilizar mais de 300 veículos por hora.

A principal novidade deste ano é a projeção mapeada na fachada do templo religioso. O público poderá observar imagens que fizeram de Foz do Iguaçu um dos destinos mais procurados do mundo, como as Cataratas do Iguaçu, a usina de Itaipu e o Marco das Três Fronteiras.

A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, de São Paulo (SP), pioneira no Brasil no uso do video mapping (mapeamento de vídeo). No seu portfólio, um dos destaques é a criação do “abraço do Cristo Redentor”, no Rio de Janeiro.

O Natal de Luzes foi desenvolvido com base em proposta apresentada pelas áreas de Comunicação Social e Turismo de Itaipu e integra os esforços da campanha “Vem pra Foz”, desenvolvida pela usina e parceiros para atrair mais visitantes ao destino. O turismo foi uma das atividades mais impactadas pela pandemia de covid-19.

Nossa Senhora de Guadalupe

As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora de Guadalupe começam às 7h com a celebração da santa missa nas obras da Catedral de Foz do Iguaçu. Às 10h, haverá nova missa, com a consagração de crianças menores de 7 anos.

À tarde, às 15h, ocorrerá uma missa com a bênção da saúde. E, finalmente, às 20h, a última missa do dia, com a bênção da família, presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio de Deus Borges. Durante todo o dia, também haverá no local reza do terço e novena.

Para garantir a segurança dos fiéis, será feita a medição da temperatura corporal na entrada principal do templo religioso e no acesso lateral. Outras medidas de segurança sanitária também serão observadas, como uso de máscara facial e distanciamento social.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional