Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Família Welter supera começo difícil no Paraná e cresce com a produção de suínos

Quando o assunto é recomeçar os Welter são exemplo de força. Há quase 40 anos eles migraram do Rio Grande do Sul para o Paraná.

Expedição Costa Oeste: Família Welter supera começo difícil no Paraná e cresce com a produção de suínos

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº31

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

O Expedição Costa Oeste visita a família Welter que tem uma história enraizada na produção de suínos, leite e um abacateiro. Quando o assunto é recomeçar os Welter são exemplo de força. Há quase 40 anos eles migraram do Rio Grande do Sul para o Paraná.

Mas, antes de se fixarem na Linha Javali em Medianeira, foram obrigados a se mudar duas vezes deixando para trás as terras conquistadas em São Miguel do Iguaçu.

A primeira mudança foi por conta do novo acréscimo territorial instituído no Parque Nacional do Iguaçu em 1981. A Segunda foi ocasionada pela construção da Usina hidrelétrica de Itaipu que provocou o alagamento na região. Foi assim que a família chegou a Medianeira, sem tempo e espaço para reclamar, lembra o pai Mario.

A produção de suínos sempre andou junto com a família. O filho Edio Rodrigo valoriza com muito orgulho os ensinamentos do pai.

Os Welter também contam com uma pequena produção de leite, mas, a suinocultura ganha cada vez mais espaço. Com duas pocilgas totalizando mil animais a tendência é de ampliação.

Para orgulho da mãe Therezinha os cinco filhos estudaram, mas a felicidade só está completa porque um permaneceu na propriedade. Edio terá a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho iniciado a mais de 40 anos.

Lembra do abacateiro? Quando seu Mario e dona Therezinha chegaram na Linha javali, ele era apenas uma pequena planta, com o tempo  se tornou uma árvore vigora de mais de 10 metros de altura, sendo necessário duas pessoas para abraçar o tronco, é ele cresceu,  junto com a família Welter e se tornou parte da história de lutas e vitórias.

Força essa enraizada na terra forte do oeste paranaense que faz prosperar o agronegócio.

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº30

 

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº29

 

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº28

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº27

Fonte: Alessandro Kunhaski