Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Expedição Costa Oeste: Pequenos agricultores começam aplicar conceito de agroecologia

A propriedade mantém o equilíbrio entre floresta, produção de frutas, mel e agricultura.

Expedição Costa Oeste: Pequenos agricultores começam aplicar conceito de agroecologia

O Expedição Costa Oeste visita uma propriedade que mantém o equilíbrio entre floresta, produção de frutas, mel e agricultura.  Na comunidade de Linha Sávio em Medianeira está sendo aplicado na pratica o conceito de agroecologia, que nada mais é do que uma forma de agricultura sustentável. É possível encontrar no meio da mata frutas como: mamão, abacaxi, limão e banana. Todo este processo fortalece a produção de mel.

Assista a matéria completa no final do texto

Nas margens desde ecossistema tem pêssego, figo, acerola, laranja, jabuticaba, maracujá e até pitaya, entre outras frutas.

Na propriedade também encontramos uma relíquia da nossa agricultura que ainda funciona. Por décadas as trilhadeiras eram usadas para processar milho e soja.

Voltando o assunto depois deste momento de nostalgia, o milho produzido na propriedade é crioulo, ou seja, semente desenvolvida pelos próprios agricultores. Mas, nem sempre foi assim.

A produção de mandioca, cana de açúcar e milho ajudam a alimentar as galinhas, porcos e vacas, que produzem carne, ovos e leite. A evolução da agricultura familiar e a oportunidade de expandir a produtividade vêm através de financiamentos que auxiliam nos investimentos na propriedade.

Esta forma de cultivo de alimentos estimula o equilíbrio entre a produção, o ecossistema, os animais, a água, além de valorizar o conhecimento tradicional. Desta forma, além das frutas, o mel está surgindo como boa fonte de renda. O sucessor da família pretende fortalecer o seu legado e sonho. 

Confira a matéria completa:

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº28

 

Edição e Produção: Alessandro Kunhaski, Cauê Vergopolan Hanzen e Tatyelle Schunemann.

 

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº27

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº26

 EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº25

EXPEDIÇÃO COSTA OESTE -Nº24

 

Fonte: Alessandro Kunhaski