Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Universidades vão ajudar a buscar soluções para a segurança pública

O vice-governador Darci Piana participou do lançamento do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, por videoconferência, trasmitida a partir do Palácio Iguaçu

  • 08/09/2020
  • Foto(s): AEN
Universidades vão ajudar a buscar soluções para a segurança pública

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lançou o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) em Segurança Pública. O evento ocorreu por meio de videoconferência, transmitida a partir do Gabinete de Gestão de Integrada (GGI), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O programa é uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, a Fundação Araucária e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Por meio da participação de universidades estaduais, federais, privadas e institutos de ciência e tecnologia, o objetivo é mobilizar e integrar os ativos do Estado para localizar estudos e pesquisas a fim de buscar soluções e atender aos desafios da Segurança Pública.

A intensificação da integração entre Estado e academia visa ainda, segundo o vice-governador Darci Piana, modernizar o Paraná de modo a torná-lo cada vez mais inovador.  “As nossas universidades brasileiras, quer sejam públicas ou privadas, são o cabedal de conhecimento que precisamos trazer para o Governo. Temos uma esperança muito grande dessa participação das universidades na ajuda para esta transformação do Estado”, destacou.

A criação de NAPIs está prevista no Plano de Gestão 2019-2022 da Fundação Araucária visando essencialmente o fortalecimento dos ecossistemas de inovação de interesse do Estado. Para isso, foram relacionados cinco fatores-chave de desenvolvimento, que inclui Agricultura e Agronegócios; Biotecnologia e Saúde; Energias Sustentáveis/Renováveis; Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia.

A iniciativa já foi lançada em outras áreas do Governo como Saúde, Nanotecnologia e Energias Renováveis. Esta foi a vez da Segurança Pública que, por sua vez, é englobada em ao menos dois fatores:  Sociedade, Educação e Economia e Cidades Inteligentes. “Nossa área faz parte desta modenização prevista para todo o Estado, e, para isso, precisamos deste conhecimento proveniente das academias”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Ele lembrou ainda que o trabalho da secretaria tem sido buscar soluções por meio a integração com outras instituições. “Ao encontro a estas inovações e modernizações, nossa Secretaria tem se pautado em buscar alternativas e construir gestão com boas práticas, além de intensificar ações integradas e de compartilhamento de dados”, afirmou o coronel Marinho.

Incitados por demandas reais de desenvolvimento de setores estratégicos, como as demandas técnicas e científicas da Segurança Pública, inicialmente a ação contará com a contribuição da Polícia Científica, envolvendo ações de Pesquisa e Desenvolvimento em universidades estaduais e ações de extensão no Instituto Médico-Legal.

PARCERIA - O superintendente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, disse que os projetos provenientes desta parceria já estão sendo desenvolvidos, sendo um deles na Polícia Científica e outro no Departamento Penitenciário do Paraná.

“Temos uma forte ação em prevenção ao Covid-19 atuando nas duas instituições. Temos bolsistas atuando tanto em unidades prisionais de algumas regiões do Paraná, e quanto em unidades do Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica”, contou o superintendente.

“Com a integração e o trabalho destes bolsistas, queremos identificar soluções para os problemas da Segurança Pública do Estado. Isso envolve tecnologia, inovação de processos e até mesmo a produção científica voltada para área humana. As possibilidades são muito amplas”, afirmou o  diretor-geral em exercício da Secretaria da Segurança Pública e chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico da pasta, coronel João Alfredo Zampieri.

Pelo edital, 32 bolsistas da área da saúde atuarão em ações de prevenção e combate ao novo coronavírus em oito sedes da Polícia Científica do Paraná, nos municípios de Curitiba, Guarapuava, Toledo, Paranavaí, Maringá, Umuarama, Londrina e Jacarezinho. O projeto contará com recursos financeiros das chamadas públicas da Fundação Araucária, da Itaipu Binacional, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e do Governo do Estado, e demais parceiros.

Toda a cerimônia de lançamento da parceria foi feita de forma online e transmitida via Youtube pelo canal da Fundação Araucária. A apresentação estratégica da NAPI foi feita pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. Em seguida, reitores de universidades estaduais parceiras também participaram.

PARTICIPANTES - No Gabinete de Gestão Integrada, estavam participaram da abertura o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares; e o diretor-geral em exercício da Secretaria da Segurança Pública e chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico da Pasta, coronel João Alfredo Zampieri.

Por vídeoconferência, além dos reitores de universidades públicas estaduais integrantes do programa, também se reuniram o presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses e Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, João Carlos Ambrósio; o superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona; e o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Por parte da SESP, acompanharam ainda o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná, delegado Francisco Alberto Caricati; e o diretor do Departamento de Inteligência da SESP, delegado Sivanei de Almeida Gomes.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557