Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Turismo de Itaipu recebe certificado de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido

  • 23/07/2020
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Turismo de Itaipu recebe certificado de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido

O turismo de Itaipu, formado e gerido pelo Complexo Turístico Itaipu, recebe nesta sexta-feira, 24, às 9 horas, o certificado de responsabilidade sanitária e selo de ambiente protegido. O atrativo, que iniciou o movimento de reabertura pós quarentena restritiva do Estado, será o primeiro a receber a certificação. A entrega será feita no Centro de Recepção do Visitante (CRV), de forma ordenada, para evitar aglomeração.

Participam da entrega o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Garrido e o secretário municipal de Turismo, Gilmar Piolla. Acompanham a chefe de Turismo e de Comunicação, Patrícia Iunovich, o presidente do Comtur, Paulo Angeli e representante do Sebrae, Luiz Padilha.

Sobre a certificação:
A certificada, criada por decreto municipal, atesta os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais estabelecimentos que cumprem os protocolos de segurança sanitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
A certificação é concedida pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégica, Sebrae-PR e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), após a verificação se os estabelecimentos estão cumprindo as medidas.

Para reabrir o atendimento aos visitantes, os atrativos turísticos, como foi o caso do Turismo Itaipu, assinam um Termo de Responsabilidade Sanitária, no qual se comprometem a adotar todos os protocolos específicos recomendados para o setor, além das responsabilidades empresariais.

São mais de 30 exigências. As principais são:

1) montar barreira sanitária, com tapete sanitizante, medição de temperatura e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios;
2) Exigir o uso obrigatório de máscaras descartáveis ou de pano para todos os colaboradores e visitantes;
3) Disponibilizar pontos de álcool gel 70 em locais estratégicos para higienização das mãos;

4) Manter o distanciamento mínimo de 2 metros em filas de check-in ou embarque, e também a demarcação do piso;
5) Priorizar o check-in eletrônico na venda dos ingressos;
6) Limpeza e desinfecção dos veículos ao final de cada viagem;
7) fornecer uniforme, máscaras e equipamentos de proteção individual adequados aos colaboradores;
8) realizar busca ativa diária de pessoas (colaboradores e clientes) com sintomas compatíveis com a Covid-19.

Os protocolos de segurança sanitária foram instituídos originalmente pelo Decreto Municipal n° 28.114, de 8 de maio, para orientar a retomada das atividades do turismo.

Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos do Brasil a adotar as medidas e a experiência acabou servindo de modelo para outras cidades. Nesta semana, foi editado o Decreto n° 28.337, que atualiza e consolida a legislação sobre o tema, incluindo a previsão de retorno dos eventos sociais e turísticos a partir do dia 1° de outubro.

Complexo Turístico Itaipu

O Complexo Turístico Itaipu reabriu as atividades no dia 22 de julho. Com o reforço das medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura, a operação retornou de maneira limitada.
Na chegada ao CRV, os visitantes são recepcionados na barreira sanitária montada no local para higienizar os pés e as mãos, além de terem a temperatura aferida. O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório.

Neste primeiro momento, foi reaberta apenas a Visita Panorâmica, que possibilita aos turistas uma visão privilegiada da usina. O passeio ocorre de hora em hora, das 9h às 16h. No primeiro dia de reabertura o CTI recebeu 74 visitantes de 10 estados brasileiros.

Turismo de Itaipu

Desde 1976, quando foi aberta para visitação, a Itaipu já recebeu 24 milhões de turistas. Em 2019, Itaipu fechou o ano com 1.028.225 visitantes, estabelecendo um novo recorde de visitação anual, considerando os números das duas margens.
Com as campanhas e melhorias planejadas para o turismo, espera-se superar a marca de 2 milhões de visitantes em um único ano até 2023.

Itaipu também montou um cronograma de revitalização para todos os atrativos do complexo turístico, que será implementado a partir desse ano. A primeira fase das obras no Mirante do Vertedouro já foi finalizada. Também serão realizadas melhorias no Centro de Recepção de Visitantes, Mirante Central e Ecomuseu.

Complexo Turístico Itaipu

Desde o início de sua operação em 2007, o CTI já atendeu mais de 6.236.00 de turistas, e oferece aos visitantes cinco atrativos: Itaipu Panorâmica, Itaipu Especial, Ecomuseu, Refúgio Biológico Bela Vista e Itaipu Iluminada.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional