Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Faciap se manifesta contra as medidas restritivas e defende autonomia de municípios

A federação representa 290 associações comerciais com mais de 50 mil empresas associadas

  • 07/07/2020
  • Foto(s): Reprodução/Google Street View
Faciap se manifesta contra as medidas restritivas e defende autonomia de municípios

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná – Faciap, com apoio das entidades representadas, integrantes do setor produtivo, se manifestou contra as medidas restritivas às atividades econômicas contidas no Decreto 4.942/20, de 30 de junho de 2020, assinado pelo governador do Estado do Paraná.

Em ofício encaminhado ao governador Ratinho Júnior e ao secretário de Saúde, Beto Preto, na segunda-feira, dia 6 de julho, a Faciap defende o respeito à autonomia dos municípios para a tomada de decisões sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19, que, segundo o documento, deve ser sempre embasada em critérios técnicos da área da saúde conforme prevê a Lei Federal nº 13979/20 e de acordo com posicionamento atual do Ministério Público. Esta prerrogativa também está presente na Constituição Estadual, bem como em recente decisão do Supremo Tribunal Federal.

Segundo o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, os municípios devem ter a autonomia para decisões prevista em lei estadual e em recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Ele ressaltou ainda que defende os cuidados com a saúde, mas que não se pode esquecer a geração de empregos e a economia. (Ouça áudio abaixo)

A federação que representa 290 associações comerciais com mais de 50 mil empresas associadas lembrou ainda que desenvolve desde o mês de junho a campanha “Faça sua parte no combate ao coronavírus”, que defende os cuidados que cada um deve ter seguindo as orientações das autoridades de saúde.

NOTA – FACIAP

O Governo do Estado informa que respeita a autonomia dos municípios e entende os posicionamentos de entidades representativas setoriais. Contudo, esclarece que conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), cabe ao Estado, a partir de recomendações técnicas e científicas fundamentadas, como ocorre no Paraná, adotar as medidas necessárias para a proteção da coletividade.

As determinações, recomendações e orientações emitidas pelo Estado do Paraná para conter a propagação da Covid-19 seguem as deliberações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde, e todas as notas técnicas e científicas emitidas pelas autoridades sanitárias do Brasil e do exterior, no sentido de preservar vidas.

Fonte: Com Assessoria/CBN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557