Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Live Perspectivas do DRS: O Papel do Cooperativismo aborda tema nesta sexta-feira (03)

Confira a entrevista com Doutor e professor em desenvolvimento rural e docente UNILA, Dirceu Basso.

  • 02/07/2020
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann
Live Perspectivas do DRS: O Papel do Cooperativismo aborda tema nesta sexta-feira (03)

As cooperativas representam quase metade da produção de alimentos no Brasil. Faturam cerca de R$ 200 bilhões por ano. Para entender e se aprofundar neste processo, nesta sexta-feira (03), às 19 horas, será realizada a live; Perspectivas do DRS: O Papel do Cooperativismo. O evento, que é gratuito e com certificação está sendo promovido pela Unioeste. 

Acesse o link e confira:   https://www.facebook.com/PPGDRS/photos/rpp.824895894326912/1626657614150732/?type=3&theater

 

No sábado (04) será comemorado o dia Internacional do Cooperativismo, que gera cada vez mais empregos em solo brasileiro, sendo que hoje são 209 mil pessoas trabalhando no setor, aumento de 50% em 10 anos. Sem contar os setores prestadores de serviços que atuam de forma indireta.

Mas, nem sempre foi assim. Em meados dos anos 60 e 70 os agricultores sofriam com diversos problemas. Acesso a insumos, escoamento de produção, aquisição de máquinas e valor agregado do produto, por exemplo. Para solucionar estes problemas a solução foi criar cooperativas.

Segundo, o doutor e professor em desenvolvimento rural e docente da Universidade Federal da Integração Latina Americana (UNILA), Dirceu Basso, os problemas encontrados nas propriedades brasileiras e principalmente na região Oeste paranaense, foram o embrião do cooperativismo.

A prática de associação de pessoas na área rural já existia a mais tempo do que se imaginamos. Nos dias atuais podem ser observadas cooperativas globalizadas, exportando produtos, inseridas no mercado internacional. Para analisar esse processo, segundo o doutor e professor, é preciso entender o contexto.

O Brasil não é exceção no mundo cooperativista. Países como Japão e Canadá têm raízes fixadas no setor, provando que o pilar do desenvolvimento está ligado ao trabalho cooperação, de acordo com Basso.

 

Fonte: Alessandro Kunhaski