Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Soldado do Exército morto em Guaíra recebe homenagem em Brasília

Soldado atuava em operação de combate às drogas e contrabando.

  • 26/06/2020
  • Foto(s): Assessoria 15ª Companhia de Infantaria Motorizada
Soldado do Exército morto em Guaíra recebe homenagem em Brasília

No dia 25 de junho de 2020, o Ministério da Justiça e Segurança inaugurou a Galeria de Heróis do Programa VIGIA (Segurança Nacional nas Fronteiras e Divisas). Na oportunidade o presidente da República, Jair Bolsonaro, juntamente com o Ministro da Justiça e Segurança, André Mendonça, inauguraram o retrato do soldado Daniel Henrique Trarbach Engelmann, do Exército Brasileiro.

O jovem soldado, de 20 anos, faleceu durante patrulhamento da Operação Hórus, no rio Paraná, em 10 maio, na região de Guaíra/PR. A embarcação em que o militar estava acompanhado de outros integrantes do Exército foi atingida por uma lancha clandestina que transportava drogas e outros ilícitos.

Na cerimônia, estiveram presentes os familiares do soldado, os pais Ivan e Liana Engellman, e as suas irmãs, Camila e Jaqueline. Também foram homenageados o terceiro-sargento Douglas Pascoal Ripp e o soldado Fernando Borghes Zwikcker, ambos do Exército Brasileiro, que estavam na embarcação e sobreviveram ao ataque. Após a cerimônia, a família do soldado e seus companheiros de operação foram recebidos pelo Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

Em seguida, no Quartel-General do Exército, em Brasília, a família e os companheiros presenciaram a última homenagem do dia - a entrega da medalha Exército Brasileiro post mortem pelo Comandante do Exército, General Edson Leal Pujol. A condecoração tem como finalidade distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome da instituição.

Soldado Trarbach

O soldado Daniel Henrique Trarbach Engelmann, incorporou as fileiras do Exército em março de 2019 através do Serviço Militar Obrigatório; e por ter se destacado foi promovido ao quadro do efetivo profissional em março de 2020. Trarbach pertencia ao efetivo de militares da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (Guaíra/PR), comandada pelo Tenente-Coronel Hércules e subordinada a 15ª Brigada de Infantaria Motorizada (Cascavel). Exímio soldado e ávido no cumprimento do seu dever, Trarbach sempre se destacou como militar comprometido e responsável.

 

Fonte: Assessoria 15ª Companhia de Infantaria Motorizada