Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rádio Itaipulândia 92,3 FM

92,3 FM

Rádio Itaipulândia

Veja todas as Rádios

Mesmo com a pandemia, número de doações de órgãos segue em crescimento no Paraná

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que o índice de recusa das famílias é o menor dos últimos anos ??? apenas 20%.

  • 27/05/2020
  • Foto(s): Freepik
 Mesmo com a pandemia, número de doações de órgãos segue em crescimento no Paraná

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que, mesmo com a pandemia da Covid-19, o Paraná continua em crescimento quando o assunto é doação de órgãos. O número de doações por milhão de população no Paraná chegou a 47 entre janeiro e março – um crescimento de 10% na comparação com mesmo período do ano passado – enquanto a média nacional é de 18 por milhão de população.

Foram 170 doações efetivas no Estado. Além disso, o Paraná também lidera os transplantes de rim no Brasil, com 48 por milhão de população. A média nacional é de 29.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, Arlene Badoch, o índice de recusa registrado neste período é o menor dos últimos anos.

Segundo o levantamento anual realizado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Paraná fechou o ano de 2019 como líder no procedimento. Ocupa também a primeira posição quanto ao número de transplante renal pelo quarto ano consecutivo. Para a Arlene os bons números são reflexo da mudança na cultura da população ao longo dos últimos anos.

Para evitar a paralisação dos serviços de transplantes e na segurança dos receptores de órgãos e equipes de saúde envolvidas no processo, os potenciais doadores estão sendo testados para a Covid-19 no Paraná. A medida garante que os transplantes possam acontecer com segurança.

A Coordenadora reforça ainda que todo o processo de doação e transplante de órgãos é feito de forma criteriosa, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Fonte: AERP

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557