Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro de Minas e Energia é nomeado para Conselho de Administração de Itaipu

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.

  • 16/05/2020
  • Foto(s): Tomaz Silva/Agência Brasil
Ministro de Minas e Energia é nomeado para Conselho de Administração de Itaipu

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, é o novo integrante do Conselho de Administração da Itaipu Binacional, margem brasileira. Ele substitui o ex-diretor-geral brasileiro Luiz Fernando Leonne Vianna.

A nomeação, assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Albuquerque vai exercer a função no novo mandato do Conselho de Administração, que vai de 17 de maio de 2020 a 16 de maio de 2024.

Os demais integrantes do Conselho da margem brasileira foram reconduzidos ao cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, também nesta sexta-feira. São eles: Pedro Miguel da Costa e Silva, Célio Faria Júnior, José Carlos Aleluia Costa, Wilson Pinto Ferreira Júnior (presidente da Eletrobras) e Carlos Eduardo Xavier Marun. Todos exercerão mandato até 16 de maio de 2024.

O Conselho de Administração da Itaipu Binacional é composto de 14 integrantes, sendo sete de cada país (seis conselheiros e um representante do Ministério de Relações Exteriores). O atual representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil é Otávio Brandelli.

Quem é

Bento Albuquerque é natural do Rio de Janeiro e assumiu o Ministério de Minas e Energia no dia 1º de janeiro de 2019, mesmo dia da posse do presidente Jair Bolsonaro.

Na Marinha desde 1973, o novo conselheiro de Itaipu tem MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fez curso de Comando e Estado Maior e Curso de Altos Estudos de Política Estratégia da Escola Superior de Guerra – entre outros.

Antes de assumir o ministério, foi chefe da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação da Marinha e diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

Fonte: Assessoria Itaipu Binacional