Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marinha e Corpo de Bombeiros do Brasil buscam por paraguaios no Rio Paraná

Canoa com 12 paraguaios virou no Rio Paraná no início da noite de segunda-feira. Quatro permanecem desaparecidos.

  • 05/05/2020
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
Marinha e Corpo de Bombeiros do Brasil buscam por paraguaios no Rio Paraná

A Marinha e o Corpo de Bombeiros do Brasil aderiram às buscas dos paraguaios desaparecidos no Rio Paraná no início da noite de segunda-feira, 04. As buscas já estavam sendo realizadas pela Armada Paraguaia desde a noite de ontem, e seguem nesta terça-feira, 05. Pelo menos quatro paraguaios estão desaparecidos no Rio após uma canoa com cerca de 12 pessoas virar.

Segundo as informações do Paraguai, o grupo trabalhava no Brasil como estivador e regressava ao Paraguai por volta das 19h30 quando o acidente aconteceu. De acordo com relatos de sobreviventes, a canoa, que era pequena, teria sido atropelada por uma embarcação maior. Ainda segundo os relatos, o barco causador do acidente seria de uma equipe policial. Essa informação não foi confirmada.

O primeiro sobrevivente resgatado pela Armada paraguaia foi um adolescente de 16 anos. Em seguida, pelo menos outros sete conseguiram ser localizados com vida. Quatro permanecem desaparecidos. O acidente aconteceu próximo a um porto de Presidente Franco, no lado Paraguaio.

A Marinha e o Corpo de Bombeiros irão realizar buscas no lado brasileiro.

Polícia Federal

As primeiras informações que circularam na noite de segunda, logo após o acidente, era de que a canoa teria sido abordada pela Polícia Federal. Porém, a PF negou que estivesse com embarcações no Rio naquele horário. “Constatamos que naquele momento estavam todas atracadas e os procedimentos estavam sendo feito por terra” afirmou Augusto Rodrigues, chefe do Núcleo de Polícia Marítima, da Polícia Federal (NEPOM), em entrevista à Rádio Cultura.

Segundo Rodrigues, a forma de transporte que era utilizada pelas vítimas está sendo comum nos últimos dias. “São embarcações bem precárias, e não usam colete salva-vidas” contou ele. Desde os decretos, tanto do Paraguai, quanto do Brasil, que proíbem a entrada de estrangeiros nos países devido ao novo coronavírus, muitos estão se arriscando nestas embarcações para atravessar à outra margem. Quando são flagrados, esses cidadãos são detidos e deportados imediatamente ao país de origem.

Clique aqui e receba as notícias no Whatsapp.

Fonte: Rádio Cultura Foz