
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A prolongada estiagem que atinge o Paraná, desde o ano passado, reduziu a vazão dos mananciais de abastecimento de água de Medianeira. Os poços e o Rio Alegria perderam mais de 40% da sua capacidade de produção de água. As altas temperaturas fizeram com que o consumo de água ficasse acima da capacidade de produção do sistema. Essa situação exigiu da Sanepar a implantação do rodízio no abastecimento.
A cidade foi dividida em três setores de distribuição. Cada um deles ficará fechado por 10 horas, a cada 3 dias. A interrupção no abastecimento será sempre das 8h às 18h. Este período pode ser reduzido, conforme o consumo e as condições climáticas.
Diariamente, das 23 horas até as 4 horas da madrugada são feitas manobras no sistema para garantir o armazenamento de água para o dia seguinte.
Após o período de interrupção, o abastecimento é restabelecido em cada região, de forma gradativa. Nas regiões elevadas e nas mais distantes, a normalização pode demorar mais tempo.
O desabastecimento deve afetar especialmente clientes que não possuem caixa d’água compatível com o consumo do imóvel. A Sanepar e a ABNT orientam que todo imóvel tenha caixa d’água com capacidade suficiente para fornecer água aos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Confira na tabela abaixo em qual grupo seu bairro está.
USE DE MANEIRA RACIONAL – Durante o período de rodízio no abastecimento, a Sanepar recomenda que a população priorize o uso da água para a preparação de alimento e para a higiene pessoal. Lavar carros e calçadas deve ser adiado ou feito com o uso de baldes, e não com mangueira.
Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louças e roupas, feche as torneiras de pias e tanques. O tempo do banho também pode ser reduzido. Verifique se há algum vazamento no seu imóvel. Nestes casos o cliente deve providenciar o conserto rapidamente.
Fonte: Assessoria