
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Ações adotadas com antecipação permite a Santa Helena o processo de reabertura das empresas e a quase normalidade em alguns setores. Um período de fechamento, reorganização dos setores de saúde, iniciativas de vigilância, barreiras sanitárias. São algumas das ações, paralelas a atividades de outros municípios e Estado, reduziram a circulação de pessoas e a contenção do coronavírus.
Cidades da região como Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Cascavel tiveram confirmações de casos e, o controle, nestes municípios, obedecendo diretrizes da Organização Mundial da Saúde – OMS, Ministério da Saúde e Governo do Estado, paralelo a decretos municipais, foram ferramentas que evitaram que a doença chegasse a municípios menores.
Somadas, às ações em Santa Helena houve o bloqueio de transmissibilidade até agora.
Conforme o último Boletim do Coronavírus, divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem dois casos suspeitos de coronavírus. Os dois pacientes estão internados, com estado de saúde estável e sendo monitorados pela equipe médica.
Não há nenhum caso confirmado. Ao todo, 15 suspeitos foram descartados desde o início do monitoramento.
Uma fiscalização do comércio foi implementada desde a adoção do Decreto de Contingência e Flexibilização, que permitiu a reabertura das empresas. Distanciamento social, medidas de higienização, uso de máscaras, são fundamentais para manter a situação sob controle, segundo a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.
O respeito às normas é fundamental para evitar a proliferação da doença na região e, consequentemente acarretar em novas medidas restritivas.
O diretor de Indústria da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena – Acisa, Mauro Kozerski, ressalta a importância de respeitar as normas de contingência para vencer a situação de pandemia.
Fonte: Assessoria