Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeito decreta estado de calamidade pública em Foz do Iguaçu

Segundo prefeito, objetivo é se adequar ao Governo do Estado e do Governo Federal.

  • 31/03/2020
  • Foto(s): Divulgação/Rádio Cultura Foz
Prefeito decreta estado de calamidade pública em Foz do Iguaçu

O prefeito Chico Brasileiro decretou estado de calamidade pública em Foz do Iguaçu. O decreto foi publicado ontem no Diário Oficial do Município. A medida é mais uma tomada devido ao novo coronavírus (COVID-19). De acordo com o prefeito, foi necessário emitir o decreto para que o município esteja adequado ao estado e a união.

“Os municípios que forem buscar apoio, tanto financeiro, ou para que as normais fiscais sejam aplicadas no município, é necessário que tenhamos o estado de calamidade, então isso é pra se adequar, tanto ao Governo do Estado quando ao Governo Federal” explicou Chico Brasileiro. 

O estado de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Já o estado de calamidade pública é decretado quando essas situações se instalam. Cabe ao prefeito avaliar a situação e decretar emergência ou calamidade, casos em que há possibilidade de obtenção de recursos federais e estaduais facilitada.

Veja o decreto:

Decreto 28000

A Constituição permite que, em casos de situação de emergência ou calamidade pública, o governante  pode tomar empréstimos compulsórios; parcelar as dívidas; atrasar a execução de gastos obrigatórios; antecipar o recebimento de receitas; dispensar a realização de licitações; contratar temporariamente servidores. Clique aqui e saiba o que é calamidade pública.

Fonte: Rádio Cultura Foz