Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Covid-19: Marechal Rondon tem três casos suspeitos e outros dois descartados

  • 22/03/2020
  • Foto(s): Assessoria
Covid-19: Marechal Rondon tem três casos suspeitos e outros dois descartados

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon confirmou no final da tarde deste domingo, dia 22, que existem três casos suspeitos do novo coronavírus e outros dois descartados. As pessoas com a suspeita da doença já estão em isolamento domiciliar e aguardam o resultado do exame.

Diante da situação, a secretária da pasta, Marciane Specht, reforça o pedido, de que quem puder, que fique em casa. A saída para a rua só deverá ocorrer quando há extrema necessidade. "Peço também para que as pessoas, quando saem, não se aglomerem em supermercados, panificadoras, etc. Se todos colaborarem, vamos vencer essa luta em breve", salienta.

"Vale reforçar os hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos, como também do uso de álcool em gel. Em caso dos seguintes sintomas: tosse seca, coriza, dor de garganta e dificuldades básicas para respirar, que fique em casa para o isolamento. Em caso de piora, procure a unidade de saúde mais próxima", completa Marciane.

Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:

- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Alguns sintomas que atrelados a uma dessas situações anteriores citadas é possível frisar:

Tosse, febre, dor de garganta, dor no corpo e articulações, dificuldade de respirar, dor de cabeça, coriza, escarro, calafrios, congestão nasal, batimentos de asa de nariz, fraqueza, falta de ar e entre outros.

COMO SE PREVENIR?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533